ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, SEXTA  03    CAMPO GRANDE 26º

Interior

Uso irregular de policiais como sentinelas em presídio é investigado pelo MP

A situação é inconstitucional e ainda sobrecarrega a segurança pública do município

Lucia Morel | 16/07/2021 18:04
Pátio do Presídio de Cassilândia. (Foto: MS Todo Dia)
Pátio do Presídio de Cassilândia. (Foto: MS Todo Dia)

Em Cassilândia, cidade a 432 Km de Campo Grande, o MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) investiga o uso da mão-de-obra de policiais militares como sentinelas nas guaritas do Estabelecimento Penal do município.

O promotor Pedro de Oliveira Guimarães estabelece na portaria que instaura a investigação que “além de inconstitucional, a assunção de tais atribuições por policiais militares sobrecarrega excessivamente o policiamento ostensivo e preventivo em nossa comarca, haja vista o reduzido número de agentes públicos da corporação policial militar em Cassilândia”.

Segundo partes do procedimento, a Agepen (Agência Estadual de Administração Penitenciária de Mato Grosso do Sul) alega baixo efetivo de agentes penitenciários no local, que são quem deveria cumprir a função de guarda nas guaritas. Novos agentes estão em formação, por isso, o uso dos militares seria apenas temporário, no entanto, ainda não foi informada data para a mudança.

Detalhes da 2ª Companhia de Polícia Militar, sediada no município, há ainda más condições de trabalho, com risco de problemas elétricos devido às instalações mau feitas e ainda, falta de higiene, com estrutura inadequada.

Nos siga no Google Notícias