ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
AGOSTO, SEGUNDA  18    CAMPO GRANDE 24º

Interior

Vândalos invadem creche, destroem equipamentos, alimentos e material pedagógico

Liana Feitosa | 28/07/2015 12:40
Vândalos invadem creche, destroem equipamentos, alimentos e material pedagógico
“Descobrimos a destruição nesta segunda-feira (27) e então procuramos a polícia para fazer o boletim de ocorrência e chegarmos aos culpados”, disse coordenadora da creche. (Foto: Direto das Ruas)

Vândalos invadiram o Ceim (Centro de Educação Infantil Municipal) da Vila Cachoeirinha, em Dourados, a 233 quilômetros de Campo Grande, e destruíram materiais pedagógicos, picharam paredes e, como se tudo isso não bastasse, defecaram pelo local.

De acordo com o site Dourados News, no local são atendidas 107 crianças de quatro meses de idade a cinco anos. O Ceim tem 5 salas e funciona desde 2005. Recentemente, o prédio foi reformado, mas apenas uma das salas não foi afetada.

Segundo a coordenadora da escola, Elizabet Tamie, a suspeita é que os vândalos tenham entrado no local no domingo (26), pulando o muro com acesso ao Cras (Centro de Referência de Assistência Social), anexo à escola infantil.

“Descobrimos a destruição nesta segunda-feira (27) e então procuramos a polícia para fazer o boletim de ocorrência e chegarmos aos culpados”, disse ao Dourados News.

Aparelhos eletrônicos como televisores e computadores foram quebrados. Além disso, fios foram arrancados e cortados e, livros, rasgados. Brinquedos foram destruídos e alimentos que estavam armazenados na cozinha foram jogados no chão e espalhados.

Vândalos invadem creche, destroem equipamentos, alimentos e material pedagógico
Reinício das aulas está marcado para quinta-feira (30). Prédio passa por limpeza hoje. (Foto: Direto das Ruas)

As paredes também foram danificadas. Tintas e cola colorida foram usadas para pintar as paredes e escrever frases. Entre elas estava: "nois saiu de são Paulo pra vin pra ca (sic)".

Ainda segundo a coordenadora, o reinício das aulas está marcado para a quinta-feira (30). O prédio passa por limpeza hoje (28).

"As professoras participariam de um curso, porém elas decidiram ajudar na limpeza e separar os materiais para verificar o que ainda pode ser utilizado”, explica Elizabet.

Os vândalos urinaram em várias partes da escola, até nos brinquedos. Fezes também foram encontradas no chão de salas de aula e cozinha.

“Agora vamos avaliar o estrago. Já entrei em contato com a secretária de educação que está nos dando apoio e disse que vai nos ajudar em tudo que precisarmos, como, por exemplo, com o material pedagógico”, disse.

A equipe de perícia da polícia esteve no local para colher impressões digitais e materiais que possam identificar os suspeitos. Uma blusa foi deixada por um dos invasores.

Vândalos invadem creche, destroem equipamentos, alimentos e material pedagógico
Os vândalos urinaram em várias partes da escola, até nos brinquedos. Fezes também foram encontradas no chão de salas de aula e cozinha.(Foto: Direto das Ruas)
Vândalos invadem creche, destroem equipamentos, alimentos e material pedagógico
Tintas e cola colorida foram usadas para danificar eletrônicos e pintar paredes. (Foto: Direto das Ruas)