ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 22º

Interior

Vereadora afastada na "farra das diárias" consegue voltar ao cargo

Mariana Rodrigues | 20/03/2015 09:58
A decisão determina que a vereadora retorne imediatamente para a Câmara de Vereadores de Ribas do Rio Pardo. (Foto: Rio Pardo News)
A decisão determina que a vereadora retorne imediatamente para a Câmara de Vereadores de Ribas do Rio Pardo. (Foto: Rio Pardo News)

Por três votos a zero, a 3ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul julgou procedente no início dessa semana, o recurso da vereadora afastada do cargo Lucineide Marques (PSC), determinando que ela retorne imediatamente para a Câmara de Vereadores de Ribas do Rio Pardo - distante 103 quilômetros de Campo Grande. Porém até o momento, o presidente da Câmara de Vereadores, Sebastião Roberto Collis (PMDB), não foi encontrado para reconduzir a vereadora ao cargo, pois a Câmara está em recesso devido às comemorações de aniversário do município. Caso a determinação não seja cumprida no prazo, Sebastião corre o risco de ser preso.

Lucineide junto com outros sete vereadores, foi afastada após ser deflagrada, no dia 18 de novembro do ano passado, a Operação Viajantes, coordenada pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado). A investigação revelou que os vereadores tinham gastos exagerados com contratações de empresas terceirizadas de informática, publicidade, assessorias jurídicas, contábeis e fornecedores diversos, com realização de procedimentos licitatórios fraudulentos.

Segundo informações do site Rio Pardo News, o advogado da vereadora, Antônio Trindade Neto, disse que a decisão favorável a sua cliente não se dá a uma brecha na lei, mas sim a uma imposição constitucional. “Ela foi afastada em razão de diárias. Não se trata de diárias, o processo dela é de concussão. Sendo assim, ela foi afastada indevidamente por um fato que não se trata do processo. O Tribunal de Justiça e a própria lei autoriza isso, e assim passa por cima e julga mérito”, explicou.

Questionado se a decisão poderá fazer com que os outros vereadores afastados também retornem ao cargo, o advogado respondeu que uma parte deles podem ser beneficiados. "Para alguns sim, os fatos meio que se identificam”, afirmou Trindade.

Lucineide Marques, retornará à Câmara Municipal de Vereadores do Município no lugar do suplente Douglas Souza da Silva (PV), que é o terceiro na linha de suplência da coligação, denominada 'chapão', que em 2012 elegeu quatro dos onze vereadores.

O ofício do Tribunal de Justiça foi encaminhado ao cartório da comarca do município para que o juiz Evandro Endo cumpra a decisão, mas devido ao feriado em comemoração ao aniversário da cidade, a Câmara se encontra em recesso e só deve retornar ao seu expediente normal na segunda-feira (23).

Nos siga no Google Notícias