ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 23º

Interior

Vistoria do MPE encontra escolas em situação de risco e até leite vencido

A operação achou paredes mofadas e problemas graves de infiltração. Um ônibus escolar chegou a ser apreendido pelas equipes

Geisy Garnes | 06/03/2018 10:48
Paredes mofadas, telhas faltando e móveis sucateados foram encontrados pelo MPE nas escolas (Foto: Divulgação)
Paredes mofadas, telhas faltando e móveis sucateados foram encontrados pelo MPE nas escolas (Foto: Divulgação)

Operação realizada pelo MPE (Ministério Público Estadual) apontou irregularidades em duas escolas municipais de Bela Vista - a 322 quilômetros de Campo Grande. Telhados apodrecidos, mofo na parede, falta de funcionários e até alimentos vencidos foram encontradas pelas equipes nas instituições.

O resultado da ação denominada “Volta às Aulas” foi divulgada nesta terça-feira (6). A operação, segundo MPE, foi realizada nos dias 28 de fevereiro e 1º de março, a cargo do promotor de Justiça William Marra Silva Júnior, titular da Promotoria de Justiça de Bela Vista.

As vistorias foram feitas em duas escolas municipais, a Santa Marina e a Enir Nunes Rondão. Nos locais, foram constatadas inúmeras irregularidades, tanto nas estruturas física, como na organizacional das unidade. Salas de aula em risco de desabamento, ambiente insalubre e ainda focos de morcego e cupins, são usadas pelas crianças durante o ano letivo.

“São comuns problemas em instalações hidráulicas e elétricas, muito mofo nas paredes, estrutura de madeira das vigas e dos telhados apodrecida, apresentando acentuado risco de desabamento. As paredes encontram-se visivelmente comprometidas, também indicando iminente desmoronamento”, reforçou o promotor.

Em vídeos gravados durante a operação, é possível ver problemas graves de infiltração, e salas onde telhas estão faltando alagadas pelas chuvas. Segundo o MPE, as salas não possuem iluminação e arejamento e contêm carteiras e móveis sucateados. “Os banheiros são, praticamente, inutilizáveis”, destacou.

Merenda vencida - 

No estoque de alimentos, havia pacotes de leite com data de validade expirada foram apreendidas e ainda foi constatado a falta de funcionários em ambas as escolas. Durante a vistoria, as equipes chegaram a presenciar a diretora de uma das unidades preparando o lanche dos alunos, por conta da ausência de merendeiro.

O setor de transporte das escolas também foram fiscalizadas e um ônibus foi apreendido por ter sido reprovado na vistoria semestral obrigatória. Segundo nota divulgada pela Ministério Público, no ano passado a promotoria de Bela Vista já havia recomendado a regularização da frota de veículos escolares para a Secretaria Municipal de Educação, o que não foi cumprido.

O MPE afirmou que a promotoria “tomará todas as providências judiciais e extrajudiciais para solucionar os diversos problemas das escolas municipais de Bela Vista”.

Confira a galeria de imagens:

  • (Foto: Divulgação)
  • (Foto: Divulgação)
  • (Foto: Divulgação)
  • (Foto: Divulgação)
  • (Foto: Divulgação)
Nos siga no Google Notícias