ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 30º

Interior

Vítima da chuva intensa, cidade de MS começa 2017 na “emergência”

Prefeitura de Itaquiraí calcula prejuízo de R$ 1,5 milhão

Aline dos Santos | 31/12/2016 08:50
Chuva deixou prejuízos em Itaquiraí e situação de emergência foi reconhecida no último dia 13. (Foto: Roney Minella)
Chuva deixou prejuízos em Itaquiraí e situação de emergência foi reconhecida no último dia 13. (Foto: Roney Minella)
Ponte foi destruída pela chuva.  (Foto: Roney Minella)
Ponte foi destruída pela chuva. (Foto: Roney Minella)

Dos 79 municípios de Mato Grosso do Sul, um vai começar 2017 em situação de emergência. Atingido por chuva intensa no mês de novembro, Itaquiraí, localizado a 410 km de Campo Grande, teve a situação reconhecida pelo Ministério da Integração no último dia 13 de dezembro. O decreto tem validade de 180 dias, portanto, até junho do próximo ano.

Segundo o prefeito Ricardo Favaro Neto (PSDB), o prejuízo foi calculado em R$ 1,5 milhão. Como foi reeleito, caberá a ele comandar a cidade na recuperação dos estragos. No último dia 13, Favaro relatou ao Campo Grande News que a chuva intensa resultou em queda de pontes, rompimento de bueiros, destruição de redes de contenção e danos em estradas.

No dia 7 de novembro, o cenário no município era de estradas intrafegáveis, valetas às margens das rodovias, pontes destruídas e erosões. A região mais baixa da zona urbana de Itaquiraí, chamada Buracão, sofre com a falta de planejamento durante a urbanização do município. A água escorre para o local, formando voçorocas e causando alagamentos.

Ajuda – O reconhecimento federal da situação de emergência permite à prefeitura solicitar recursos da União para ações de resposta (socorro, assistência às vítimas, restabelecimento de serviços essenciais) e reconstrução.

Com base na análise de documentos, o Ministério da Integração define o valor do recurso a ser disponibilizado para a execução das ações. Atualmente, 1.012 municípios têm situação de emergência reconhecida pela Sedec (Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil).

Conforme a assessoria de imprensa do ministério, o reconhecimento federal também permite acesso a outros benefícios, como a renegociação de dívidas no setor de agricultura com o Banco do Brasil, aquisição de cestas básicas do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário e a retomada da atividade econômica dos municípios afetados junto ao BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).

Nos siga no Google Notícias