ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Já é verão e as temperaturas devem ficar quatro graus acima da média

Edmir Conceição | 22/12/2011 12:05
Clima quente exige hidratação constante. Exposição solar tabém é perigosa. (Foto: João Garrigó)
Clima quente exige hidratação constante. Exposição solar tabém é perigosa. (Foto: João Garrigó)

O verão começou à 1h30 de hoje (horário MS) e segue até o dia 20 de março de 2012. Nesta estação, os dias são mais longos que as noites e há mudanças repentinas no tempo. “As nuvens se desenvolvem rapidamente e geram pancadas de chuva de curta duração e danos variáveis, predominando no período da tarde”, informa o meteorologista da Universidade Anhanguera-Uniderp, Natálio Abrahão Filho.

De acordo com o meteorologista, em alguns períodos devem ocorrer variações climáticas mais intensos que são acompanhadas de ventos, granizos ou ‘saraiva’. “É o período de maior incidência de trovoadas e relâmpagos”, comenta. No verão, as temperaturas máximas são mais elevadas e, dessa vez, devem ficar até quatro graus acima da média.

A previsão para as próximas semanas é de chuvas, não se descartando veranicos de 4 a 7 dias sem precipitação, na maior parte do Estado. “Isto significa que o La Niña estará ativo pelo menos até junho de 2012. As temperaturas das águas do Pacifico equatorial estarão com -1.0 ºC abaixo da média. Assim, as temperaturas no Estado devem continuar variando na máxima em até quatro graus.

Chuva - Algumas regiões de Mato Grosso do Sul devem ficar com índices chuva abaixo e outras acima da normal histórica: norte/nordeste (até 15% abaixo da média histórica); central, leste e sudeste (dentro da média, até 05% acima da média); Sul, sudoeste e oeste (dezembro abaixo da média em 10% e nos meses de janeiro e fevereiro, dentro da média).

Alertas - Entre os dias 25 dezembro e 25 de janeiro não se descarta na região central do Estado chuva forte com pancadas e possíveis inundações, assim como nas regiões sudeste e leste, entre 10 janeiro e 05 de fevereiro.

Raios ultravioleta - De acordo com a declinação solar, desde 16 de novembro a 25 de janeiro, haverá incidência com concentração máxima de raios ultravioleta solar. Em uma escala de 1 a 16, valores acima de 12 representam riscos à saúde.

Nos siga no Google Notícias