ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 28º

Cidades

Jacini critica falta de investimentos do governo federal em segurança no MS

Leonardo Rocha | 08/07/2013 12:06
Secretario diz que governo federal não cumpre propostas do Enafron (Foto: divulgação)
Secretario diz que governo federal não cumpre propostas do Enafron (Foto: divulgação)

O secretário de Justiça e Segurança Pública, Wantuir Jacini, criticou a falta de investimentos do governo federal através do Enafron (Estratégia Nacional de Segurança Pública para as Fronteiras) em Mato Grosso do Sul.

De acordo com ele, o programa prevê uma série de ações que não foram cumpridas pela União. O secretário citou que os investimentos deveriam abranger os 44 municípios que estão na fronteira e não apenas os 33 que são atendidos atualmente. “O programa prevê toda a cobertura, está faltando assistência”.

Jacini também ressaltou que era preciso construir, mobiliar e custear novos presídios federais de segurança média. “O governo (federal) nunca construiu e custeou os presídios, nosso Estado possui a maior população carcerária federal do país, dos 12 mil presos, 5 mil são federais”, apontou. Segundo ele, as cidades de Dourados, Ponta Porã, Naviraí e Corumbá deveriam ser contempladas.

Sobre as unidades de segurança, o secretário destacou que é preciso construir, reformar e aparelhar os locais. “O Estado não produz cocaína e maconha, esta droga vem de outro lugar, por isso precisamos de apoio, das nossas 109 unidades nós reformamos 70, faltam 39”, revelou.

Atuação - Jacini espera que a atuação na fronteira aconteça em três níveis: estadual, nacional e internacional. “Estas operações de combate a drogas devem ser em conjunto, ações integradas entre as policias e com a cooperação do Paraguai e Bolívia”.

O delegado da Policia Federal, Fernando Paganelli, também solicitou um aumento de efetivo nas fronteiras, assim como a capacitação e treinamento. “É preciso ter experiência e preparo para realizar esta tarefa”.

Paganelli ainda pediu que fosse pago um “adicional” aos profissionais que irão trabalhar na fronteira. “Seria um incentivo e uma forma de fortalecer o setor”. O delegado revelou que além do trafico de drogas, o contrabando do cigarro precisa da atenção do poder público e de penas mais severas. “Está aumentando e o crime organizado está cada vez mais estruturado”, apontou.

Nos siga no Google Notícias