A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

08/07/2013 12:06

Jacini critica falta de investimentos do governo federal em segurança no MS

Leonardo Rocha
Secretario diz que governo federal não cumpre propostas do Enafron (Foto: divulgação)Secretario diz que governo federal não cumpre propostas do Enafron (Foto: divulgação)

O secretário de Justiça e Segurança Pública, Wantuir Jacini, criticou a falta de investimentos do governo federal através do Enafron (Estratégia Nacional de Segurança Pública para as Fronteiras) em Mato Grosso do Sul.

De acordo com ele, o programa prevê uma série de ações que não foram cumpridas pela União. O secretário citou que os investimentos deveriam abranger os 44 municípios que estão na fronteira e não apenas os 33 que são atendidos atualmente. “O programa prevê toda a cobertura, está faltando assistência”.

Jacini também ressaltou que era preciso construir, mobiliar e custear novos presídios federais de segurança média. “O governo (federal) nunca construiu e custeou os presídios, nosso Estado possui a maior população carcerária federal do país, dos 12 mil presos, 5 mil são federais”, apontou. Segundo ele, as cidades de Dourados, Ponta Porã, Naviraí e Corumbá deveriam ser contempladas.

Sobre as unidades de segurança, o secretário destacou que é preciso construir, reformar e aparelhar os locais. “O Estado não produz cocaína e maconha, esta droga vem de outro lugar, por isso precisamos de apoio, das nossas 109 unidades nós reformamos 70, faltam 39”, revelou.

Atuação - Jacini espera que a atuação na fronteira aconteça em três níveis: estadual, nacional e internacional. “Estas operações de combate a drogas devem ser em conjunto, ações integradas entre as policias e com a cooperação do Paraguai e Bolívia”.

O delegado da Policia Federal, Fernando Paganelli, também solicitou um aumento de efetivo nas fronteiras, assim como a capacitação e treinamento. “É preciso ter experiência e preparo para realizar esta tarefa”.

Paganelli ainda pediu que fosse pago um “adicional” aos profissionais que irão trabalhar na fronteira. “Seria um incentivo e uma forma de fortalecer o setor”. O delegado revelou que além do trafico de drogas, o contrabando do cigarro precisa da atenção do poder público e de penas mais severas. “Está aumentando e o crime organizado está cada vez mais estruturado”, apontou.



senhor secretário alguém da policia civil e policia militar anda mentindo para o senhor,
só pode ser isso, dá uma passadinha pelas delegacias e pelotões da capital.
O senhor nunca fez isso com certeza porque acredita no que os diretores e comandantes repassa para o senhor falando que esta tudo mil maravilhas ,que os prédios, a limpeza, as viaturas, o material e humano ta tudo certinho que esta sobrando até combustível,
pelo bom Deus da uma passadinha nas delegacias e pelotões da capital, porque se o senhor for no interior com certeza terá a maior decepção se leva a sério mesmo como secretario de JUSTIÇA e segurança pública .
 
Claudio lima em 08/07/2013 18:47:44
Concordo plenamente que a União deveria investir mais, porém, não esqueçamos que o Governo do Estado também precisa investir muito na faixa de fronteira, vez que a Polícia Civil e a Polícia Militar estão abandonadas, com seu prédios em ruínas e com uma falta de efetivo enorme, sem falar nos baixos e desestimulantes salários.
 
Eduardo Ricotto em 08/07/2013 14:09:01
Sr. Secretário, converse com o Governador de MS é de-lhe uma sugestão: economizar mais em publicidade e reverter esse dinheiro público para a Secretaria que Vsª comanda!
 
MARCELLO MENDES em 08/07/2013 12:47:32
Sabemos que a PM e Bombeiros n~~ao recebem fardamento a mais de dois anos ,mfalta combustivel, efetivo insuficiente, falta de equipamentos e agora ele quer dizer que a culpa ´´e do governo federal, sem contar que as policias e o bombeiros tem um dos piores salarios do pais.
 
everton de souza em 08/07/2013 12:38:30
E o ultimo investimento do governo MS para a segurança foi em 2009. O resto foi tudo verba federal, e a PM ainda tem que comprar farda.
 
Marcelo I. Moraes em 08/07/2013 12:33:17
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions