ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Juiz de MS autoriza interrupção de gestação de risco

Redação | 21/01/2009 15:27

O juiz Aloísio Pereira dos Santos, da 1ª Vara do Tribunal do Juri de Campo Grande, concedeu autorização para que seja interrompida a gravidez da jovem de 20 anos, que recorreu à Justiça por conta da anomalia no feto. O problema praticamente descarta as chances de sobrevivência da criança e põe em risco sua própria vida. Ela está no quarto mês de gestação.

A decisão levou em conta exames médicos mostrando que o feto está sendo gerado sem o osso do crânio e seu cérebro está em formação está exposto ao líquido amniótico, o que, além de impedir sua sobrevivência fora do útero, pode provocar a morte da mãe.

A ação foi movida pela Comissão de Direitos Humanos pela OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), diante do drama vivido pela jovem.

"Se os médicos afirmam com 100% de certeza que a moça está gerando um feto com uma anomalia incompatível com a vida extra uterina e de alto risco de morte para a mãe não havia outra saída", disse a presidente da Comissão, Delasnieve Miranda Daspet de Souza. Ela vai entregar a autorização ao médico ginecologista e obstetra da jovem, Rogério Brustoloni Guimarães, ainda na tarde de hoje. A família também foi comunicada e a mãe da gestante é esperada nesta tarde na sede da Seccional da Ordem para pegar cópia do documento.

A vice-presidente da OAB-MS, Kátia Cardoso, que ajudou na elaboração da petição para interrupção da gravidez, destacou a urgência com que o caso foi tratado pela justiça, que proferiu decisão menos de 48 horas após ser apresentado o pedido pela OAB.

Nos siga no Google Notícias