ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 28º

Cidades

Júlio de Castilho é opção para compra de produtos usados

Redação | 09/05/2010 08:15

Campo Grande caminha para setorizar o comércio de determinados produtos por regiões da cidade. A Avenida Calógeras é conhecida pelo comércio de calçados administrado por famílias árabes, a Bandeirantes é o ponto ideal para encontrar um carro usado.

Há alguns anos, a avenida Júlio de Castilho na região noroeste da capital é uma das vias com trânsito intenso e fluxo de pessoas constante está se "especializando" no comércio de produtos usados. Roupas, móveis e até sucata de veículos podem ser encontrados a preços tentadores nas quadras da avenida.

O Campo Grande News conferiu como se desenvolve esses negócios específicos e comprovou que o comércio pode dar certo mesmo afastado do centro.

A comerciante Sandra Toratti é dona de uma loja de roupas usadas em um ponto privilegiado. O comércio fica ao lado de um supermercado e em frente a um ponto de ônibus. "Passa muita gente por aqui. Todo mundo compra roupa usada, ou para usar ou para doação", explica.

O que atrai a clientela é o preço baixo dos produtos. "Mas quem compra aqui não é pobre não. A maioria é gente de condição, com dinheiro mesmo", fala Sandra.

O Feirão de Roupas Usadas localizado na esquina com a Rua Yokohama é um ponto para uma viagem pela moda dos anos antigos. Ombreiras, pulôveres, saias de cores psicodélicas, sandálias plataformas e pantalonas ocupam cabideiros e móveis. O cheiro de "guardado" domina o ambiente. "Procuro manter tudo limpo, sem pó e sem risco de dar traça", relata Luiz Roberto Dominato, 50 anos, há 4 atuando no setor de roupas usadas.

O ponto original de Luiz é próximo ao Terminal Julio de Castilho. "Estou reformando e precisei mudar pra esse aqui. Mas lá perto do Terminal sou muito conhecido. Vendo bem". O comerciante disse que a família sempre atuou com venda de roupas usadas e que o negócio não rende lucro, "mas consigo sobreviver".

A jovem Bruna Aguileira, de 20 anos, está a 15 dias trabalhando no comércio de móveis usados. Ela explica que a compra de produtos usados precisa de critérios. "Não pode estar muito danificado ou quebrado porque não vale a pena reformar". Todos os produtos, incluindo os eletrônicos, são revisados e limpos antes de serem expostos.

Na loja de Gentil Teixeira, o que ele mais vende são eletrodomésticos. "Geladeira, fogão e tanquinho sai com facilidade. Quase nunca tenho no estoque porque vende mesmo. Veja só, uma geladeira dessa na loja sai por R$ 900. aqui eu vendo a mesma, só que usada, por R$ 500. e ainda dou 6 meses de garantia", diz ele, apontando para o produto.

A procura por eletrodomésticos também se repete na loja de Helga Fernandes. "Televisão e ar condicionado fica encalhado aqui. Agora geladeira e colchão vende fácil", comemora a comerciante, que há cerca de 6 meses começou a atuar com móveis novos. "Quem compra comigo tem dinheiro. Por isso, achei que ampliar o negócio seria uma opção", conta a mulher, que precisa se esforçar entre os móveis para chegar a sua mesa de trabalho, coberta de notas fiscais e pedidos de compra.

Para Vianei José Dartoro, dono do "Ferro Velho do Nei", a Julio de Castilho se tornou opção para tentar manter o negócio de venda de peças de carros antigos. Nei trabalha há 3 anos neste setor e também adquire carros batidos e sucateados. "Hoje as pessoas não querem ter carro velho, porque comprar o novo é mais fácil. Mesmo assim, a Julio tem me dado mais resultado que no outro endereço", conta o comerciante.

A Avenida Julio de Castilho é uma das principais vias de acesso e comércio para bairros populosos como Jardim Panamá, Santo Amaro, Zé Pereira e Vila Popular. A prefeitura de Campo Grande estuda readequar o trânsito para diminuir o número de acidentes e melhorar a mobilidade no local.

Ex-proprietário de uma lavanderia, Walter Ribeiro Ramos também migrou para o setor de móveis usados. "O custo é bem menor e eu sou o patrão e o funcionário. Não tenho preocupação", descreve o comerciante, que diz vender bastante botijão de gás. Ele reitera que a opinião da maioria dos comerciantes da Julio de Castilho é para que não transforme o local, impedindo que os veículos possam estacionar. "Se impedir, os negócios vão fechar. Aqui é região popular, as pessoas param para ver os produtos".

As mudanças no trânsito da Julio de Castilho estão previstas para iniciar no segundo semestre deste ano.

Nos siga no Google Notícias