ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Cidades

Jurados estão reunidos para decidir sobre "Caso Dudu"

Redação | 31/03/2010 15:01

Estão reunidos para definir o veredicto os sete jurados do júri popular de José Aparecido Bispo da Silva, o Cido, acusado de ser o mentor e de ter participado do assassinato do menino Luiz Eduardo Gonçalves, o Dudu. O menino desapareceu no dia 22 de dezembro, aos dez anos, e segundo a acusação, foi torturado e morto, teve o corpo retalhado, incendiado e ainda utilizado em um ritual de magia negra.

O caso se transformou em um dos mais rumorosos no Estado, depois de ter ficado por mais de um ano sem esclarecimento. No ano passado, as investigações apontaram para a autoria de Cido e de mais quatro pessoas, entre elas três adolescentes.

O outro adulto envolvido no crime, Holly Lee de Souza, 22 anos, seria julgado hoje, mas a defesa alegou insanidade. Como a alegação não foi aceita, foi interposto recurso, que está em análise.

A sessão de julgamento de Cido começou às 8h e deve terminar até o fim da tarde. Como não houve testemunhas no plenário, o julgamento foi acelerado. Houve a leitura dos autos, o interrogatório de Cido, que durou apenas 16 minutos, a exposição aos jurados de uma urna com ossos que seriam de Dudu e depois a exposição da acusação e da defesa. A acusação levou para o plenário ferramentas que teriam sido usadas para enterrar e desenterrar e apresentou vídeos sobre o andamento do caso e a agonia da família em busca do garoto.

Culpado ou inocente - Agora, os jurados vão responder a 11 quesitos sobre a participação de Cido no crime.

Oito quesitos são relacionados ao crime de homicídio. Primeiramente, os jurados vão ser perguntados se houve o crime de homicídio contra Dudu. Depois, virão as perguntas sobre os itens qualificadores do crime: se o motivo foi torpe, se o menino sofreu agressões, se as lesões provocadas causaram a morte do menino. Os jurados também serão indagados se José Aparecido foi o mentor e um dos participantes do assassinato e se absolvem o acusado.

Haverá ainda outros 3 quesitos, todos relacionados à ocultação e destruição do corpo do garoto.

A respostas dos jurados, 4 mulheres e 3 homens, vão indicar se José Aparecido é culpado ou inocente dos crimes imputados a ele.

Se permanecer a tese da acusação, ele pode ser condenado a pena de 43 anos de reclusão. Mas a sentença final quem definirá é o juiz do processo, Aluísio Pereira.

Nos siga no Google Notícias