A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 20 de Janeiro de 2018

02/06/2013 21:29

Justiça concede 2ª reintegração e índios têm 48h para sair da Buriti

Funai tem 48 horas para retirar índios ou pode pagar R$ 1 milhão de multa por dia

Helton Verão
Fazenda virou cenário de confronto entre policiais e índios. (Foto: João Garrigó)
Fazenda virou cenário de confronto entre policiais e índios. (Foto: João Garrigó)

Foi concedida na noite deste domingo (2) pela Justiça Federal uma nova reintegração de posse para o proprietário da Fazenda Buriti, em Sidrolândia, distante 70 km de Campo Grande.

A decisão é da juíza federal substituta de plantão, Raquel Domingues do Amaral. A Funai têm 48 horas para retirar da área os índios da etnia terena que ocupam a propriedade desde sexta-feira.

Em caso de descumprimento da ordem judicial, serão aplicadas multas de R$ 1 milhão por dia para a Funai e de 1% sobre o valor da causa ao líder da comunidade indígena Buriti e ao coordenador local da Funai.

Na última quinta-feira (30), índios que estavam na fazenda Buriti desde o último dia 15, foram retirados por policiais militares e federais, após decisão da Justiça Federal.

A Funai afirma que a ação de reintegração surpreendeu os índios, e que por isso houve conflito. O terena Oziel Gabriel, de 35 anos, foi morto com um tiro.

Em protesto contra a morte de Oziel, os terena voltaram a entrar na fazenda Buriti um dia após terem sido retirados. Cerca de 100 índios estão hoje na área. Também neste domingo, outro grupo ocupou a Fazenda Cambará, que fica na mesma região. Os índios chegaram por volta das 13 horas e ordenaram a saída de dois funcionários que estavam na sede.

Na sexta-feira, outro grupo terena acampou na fazenda Esperança, em Aquidauana. No sábado, o proprietário e a família também foram obrigados a deixar a propriedade.



E os direitos indígenas, onde ficam?
 
claudia gonçalves em 03/06/2013 20:18:41
Será que essa Juíza não está sabendo da reunião de Sábado no TJ? Com o representante do CNJ enviado pelo Presidente do STF? Onde ficou resolvido que nos próximos 15 dias iria ter paz???
 
Patrícia Galvão em 03/06/2013 14:25:50
DECISÃO EQUIVOCADA: Pra não dizer inconsequente dessa juíza. Uma reintegração de posse neste momento ainda no calor da morte do índio, ainda mais com utilização de força policial, seria o mesmo que apagar incêndio com gasolina. A justiça deveria ter mais cuidado. A lei é dura mas é a Lei. Entendemos. Mas onde fica a Lei do bom Senso principalmente nesse caso? Mais mortes colocará o Brasil ainda mais desacreditado aos olhos da humanidade. É isso que queremos?
 
jose m santos. em 03/06/2013 14:07:37
Parabens a juiza dra RAQUEL D, AMARAL, por persistir a manutençao de nossas leis
Lei humanas corretas sao curtas e seguem as normas divinas.Permitiram pór muito tempo
INVASAO, usarem o termo OCUPAÇAO, aplicarem a lei somentes aos seus interessem,de ongs, comandantes de AUTARQUIAS,gilbertoss, paulosss, .Manobraram demasiadadente as massas, somentes com direitos, e nao deram obrigaçoes e LIMITES., . Onde estavam a OAB,SUPERIORES, SUPREMO, somente AGU(ADAMS) tentou implorou, colocar normas
mas nao conseguiu, todos o ignoraram, tentaram difama-lo,.Manobram a tamto tempo e da maneira que lhes convem as massas, que estas acreditam CEGAMENTE E FURIOSAMENTE QUE TEM DIREITO, ILIMITADOS, QUE TEM LEIS DE SUA NAÇAO
QUE NAO E BRASILEIRA,. e AO EXPIRIEMENTAREM DE SUAS PROPRIAS DOUTRINAS,.....
 
jose a.porfirio em 03/06/2013 14:05:54
Pelo que estou vendo nem os Juizes estão sendo respeitados mais................
 
Ado Filho em 03/06/2013 13:50:43
parabens a juiza Dra Raquel, por ter firmeza em manter as leis de nossa naçao, que ja ha muito tempo as autoridades maiores deveriam terem tomados as proviencias, falta de
alerta nao faltou por seus patriotas e trbalhadores honestos
Permitiram que pessoas (GILBERTOS PAULOS e outros, jumtamentes com ONGS CIMMISSS AUTARQUIAS,aplicassem leis somentes a seus interresses, QUANDO INVADEM NAO E IVAZAO DIZEM OCUPAÇAO desvirtuando os fatos.
ESPULSAO homens velhos mulheres e crianças de suas propiedades rural, que e SEUS
SAGRADO LAR, crianças sem lar, sem alimentos, demolidos escolas e seus direitos humanos, . Onde estao OAB, SUPREMOS, SUPERIORES,COMISSOES.

Manobraram, deram ,instigaram, tanto , convenceram, que hoje nao adianta tentar restabelecer a LEI,infelizmente, A NAÇAO..
 
jose a. porfirio em 03/06/2013 13:39:29
Sugestões ao juiz do caso da fazenda Buriti: a) determine a cadastramento de todos os " índios" que participaram da invasão; b) identifique quem patrocinou a logística para que os baderneiros chegassem até a fazenda; c) identifique quem lhes provê alimentação; d) determine um levantamento em todas as áreas usurpadas aos produtores para saber como era o uso da terra antes e depois das expropriações. Serão informações ótimas para embasar uma sábia e definitiva decisão.
 
adelar francisco taffarel em 03/06/2013 11:39:46
"A JUSTIÇA ESTÁ DEMOSTRANDO FRAGILIDADE", FALTA PULSO FIRME E EXECUTAR AS ORDENS JUDICIAIS COM MENOS PRAZO TANTO TODOS A DEMORA E A FALTA DE PULSO FAZ COM QUE GEREM COMFLITOS, POIS TODOS TENTAN DOMINAR A JUSTIÇA E O ESTADO A FORÇA. OS UNICOS RECURSOS CABIVEIS SÃO DA PROPRIA JUSTIÇA.
UMA ORDEM JUDICIARIA DEVE SER CUMPRIDA DENTRO DO PRAZO DE QUALQUER FORMA E O ESTADO DEVE DAR ELEMENTOS PARA ISSO (USAR EXERCITO,POLICIA FEDERAL,PM, ETC.
""""ORDEM JUDICIAL É PARA SER CUMPRIDA" PORTANTO OS JUIZES COMO DE COSTUMES DEVEM TOMAR TODO CUIDADO ANTES DE EMITIR ESSE TIPO DE DECISÕES.
SE ISSO NÃO OCORRER VAMOS TER CAOS EM TODO O BRASIL COMO ESTÁ ACONTECENDO INCLUSIVE MORTES,COMO NOS MUNICIPIOS DE CAARAPO, DOURADINA,SIDROLANDIA TODOS DO MS
 
ANTONIO FRANCO em 03/06/2013 09:06:26
parabéns á JUÍZA SUBSTITUTA RAQUEL DOMINGUES DO AMARAL, pela coragem de cumprir a lei, como está fazendo. Se houvesse mais MAGISTRADOS engajados em cumprir a lei não estaríamos vendo tanto vandalismo acontecendo no campo. Onde o proprietário centenário de suas terras em vez vitima virou bandido. Em DOIS IRMÃOS DO BURITI MS ,somos 07 pequenas propriedades invadidas há 10 anos de espera por uma reintegração de posse ou o pagamento delas. Compramos, temos escritura, pagamos todos os impostos até hoje, como disse não somos latifundiário. Que DEUS, ilumine seus caminhos, que ele seja a luz de olhos.e dos teus pensamentos DEUS te abençoe sempre.
 
sônia maria ribeiro em 02/06/2013 23:05:52
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions