ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Cidades

Justiça concede 2ª reintegração e índios têm 48h para sair da Buriti

Funai tem 48 horas para retirar índios ou pode pagar R$ 1 milhão de multa por dia

Helton Verão | 02/06/2013 21:29
Fazenda virou cenário de confronto entre policiais e índios. (Foto: João Garrigó)
Fazenda virou cenário de confronto entre policiais e índios. (Foto: João Garrigó)

Foi concedida na noite deste domingo (2) pela Justiça Federal uma nova reintegração de posse para o proprietário da Fazenda Buriti, em Sidrolândia, distante 70 km de Campo Grande.

A decisão é da juíza federal substituta de plantão, Raquel Domingues do Amaral. A Funai têm 48 horas para retirar da área os índios da etnia terena que ocupam a propriedade desde sexta-feira.

Em caso de descumprimento da ordem judicial, serão aplicadas multas de R$ 1 milhão por dia para a Funai e de 1% sobre o valor da causa ao líder da comunidade indígena Buriti e ao coordenador local da Funai.

Na última quinta-feira (30), índios que estavam na fazenda Buriti desde o último dia 15, foram retirados por policiais militares e federais, após decisão da Justiça Federal.

A Funai afirma que a ação de reintegração surpreendeu os índios, e que por isso houve conflito. O terena Oziel Gabriel, de 35 anos, foi morto com um tiro.

Em protesto contra a morte de Oziel, os terena voltaram a entrar na fazenda Buriti um dia após terem sido retirados. Cerca de 100 índios estão hoje na área. Também neste domingo, outro grupo ocupou a Fazenda Cambará, que fica na mesma região. Os índios chegaram por volta das 13 horas e ordenaram a saída de dois funcionários que estavam na sede.

Na sexta-feira, outro grupo terena acampou na fazenda Esperança, em Aquidauana. No sábado, o proprietário e a família também foram obrigados a deixar a propriedade.

Nos siga no Google Notícias

Veja Também