ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 32º

Cidades

Justiça condena Estado ao pagamento de diferença de URV

Redação | 13/07/2009 15:37

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul condenou hoje o governo do Estado a pagar a diferença de URV (Unidade de Revisão Monetária) para quatro servidores, que alegaram ter prejuízo com conversão equivocada em seus salários.

Em primeiro grau, a ação foi julgada procedente para condenar o Estado ao pagamento da recomposição da perda salarial, corrigida monetariamente pelo IGPM-FGV e com a incidência de juros de 0,5% ao mês, referente ao período compreendido entre 1º de janeiro de 2003 a 30 de abril de 2005.

O Estado alegou que houve prescrição quinquenal, pois o fato ocorreu em março de 1994. Entretanto, o relator do processo, Oswaldo Rodrigues de Melo, destacou em seu voto que o salário é uma obrigação de trato sucessivo e nada impede o funcionário de pleiteá-lo, ainda que a irregularidade tenha se dado em 1994. "Isso porque, em cada mês subseqüente, o servidor sofre o alegado prejuízo, como diz a súmula 85 do STJ", observou.

O magistrado lembrou que a Medida Provisória nº 434/94 determinou que a conversão das remunerações de cruzeiro real para URV deveria ser realizada com base no valor da URV do último dia do mês de competência. Entretanto, destacou que o que determina a constituição do direito dos servidores é a efetiva data do pagamento de seus salários.

Por unanimidade, a 3ª Turma Cível afastou a preliminar e, no mérito, deu parcial provimento ao recurso do Estado, apenas para determinar que seja aplicado o índice INPC na correção monetária da dívida. Ainda cabe recurso à decisão.

Nos siga no Google Notícias