ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Justiça manda Cesp cumprir acordo firmado há 11 anos em seis meses

Nadyenka Castro | 20/03/2012 18:48

Conforme decisão judicial, Companhia Energética terá que construir prédios para escola e posto de saúde em Brasilândia

Por determinação judicial, a Cesp (Companhia Energética de São Paulo) terá que, em seis meses, cumprir TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) assinado há 11 anos. A determinação é da 5ª Turma Criminal do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, sob pena de pagamento de multa.

Em seu despacho, o desembargador relator manda a Cesp “ providenciar a construção dos prédios necessários à instalação de uma escola e um posto de saúde, nos moldes indicados na petição inicial (não pugnados), bem como para a instalação de rede de esgoto e sistema de tratamento de água, tudo no prazo de seis meses (contados da data da publicação do acórdão)”.

Consta que a Companhia firmou um TAC onde se comprometeu em reassentar a população atingida pela construção da Usina Sérgio Motta, que fica na divisa de Mato Grosso do Sul e Paraná.

O TAC exigia que a Cesp adquirisse um imóvel urbano em Brasilândia, onde deveria construir casas para serem doadas aos beneficiários do programa social, além de realizar obras de infraestrutura básica de saúde e educação para a comunidade local, bem como regularizar o loteamento.

Entretanto, estas obrigações foram cumpridas apenas em parte, pois os imóveis erguidos, embora tenham sido entregues aos beneficiários, não foram devidamente transferidos para seus nomes, pois o loteamento não foi regularizado. Além disso, não foram realizadas todas as obras de infraestrutura do Núcleo do Porto João André, como ficou conhecido o assentamento.

Inconformado, o apelante recorreu ao TJ pedindo a reforma da sentença de primeiro grau alegando que a regularização do loteamento depende da realização de atos da CESP, mas que esta não tem demonstrado interesse em regularizá-lo.

Sobre o descaso da Companhia Energética, o relator do processo entende que “o inadimplemento dessa obrigação é objetivo de confissão, limitando-se a CESP à alegação de quem tem adotado as medidas visando a regularização dos loteamentos. Contudo, passados mais de 11 anos da entrega da posse do imóvel, conclui-se que, ou não há interesse algum em promover esta regularização, ou as pessoas incumbidas desse ônus não tem aptidão técnica para tanto, ou ambos. Em qualquer caso, o inadimplemento é inarredável”.

Além disso, o relator também citou jurisprudência e concluiu que “é incontroversa a obrigação da apelada em transferir ao apelado a titularidade dominial do imóvel mencionado nos autos”. E ressaltou que “o tempo transcorrido é mais do que suficiente para a regularização de qualquer pendência administrativa”.

Assim, o relator conheceu e deu provimento ao recurso, aplicando uma multa diária de R$ 5 mil para o caso de descumprimento da obrigação de regularização do loteamento.

Estabeleceu ainda o prazo de seis meses para finalizar a construção necessária no Núcleo do Porto João André, submetendo a CESP à multa diária de R$ 10 mil caso haja o descumprimento do prazo estipulado.

Nos siga no Google Notícias