ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 20º

Cidades

Justiça manda Estado custear exame feito na França para estudante de MS

Marta Ferreira | 01/09/2011 15:18

A estudante Milla dos Santos Pereira, de 24 ano, diagnosticada com uma doença rara, ganhou na Justiça o direito de ter custeado pelo Estado um exame que só é realizado em um laboratório no Brasil e um centro médico da França.

A decisão favorável é de junho, mas a estudante ainda aguarda a definição de como vai ser feito o exame, se no Brasil ou se no país Europeu. A decisão favorável é da juíza Maria Isabel de Matos Rocha, da 3ª Vara de Fazenda Pública e de Registros Públicos, determinando que o Estado de Mato Grosso do Sul assegure a realização do exame de pesquisa de mutação do gene no laboratório de São Paulo (SP) ou no de Paris, na França.

A estudante Milla dos Santos Perereira descobriu, em 2005, após um episódio súbito de hemorragia digestiva, que era portadora de uma síndrome rara que provoca cirrose biliar.

No laudo sobre o caso, a médica Silvia Naomi de Oliveira Uehara, informou que “a paciente apresenta sinais de cirrose biliar”, que foi visualizada por biopsia do fígado. No exame foram constatadas diversas alterações e a possibilidade de ser portadora de uma rara doença hepática.

O exame para comprovar a doença é feito por meio de pesquisa de mutação de gene. Em Mato Grosso do Sul, não há laboratórios que realizem o procedimento e no Brasil ele pode ser feito apenas em um único laboratório, em São Paulo (SP). No local o geneticista colhe o material, que é enviado para análise nos Estados Unidos.

Outro meio de realizar o procedimento é no Hospital Bicêtre, da

Universidade de Paris, na França. Neste caso a assistida teria que viajar até o país europeu para fazer a coleta do material.

“Eu estive na Casa da Saúde esta semana e eles me informaram que o laboratório de São Paulo não realiza mais a coleta do material para este exame. Então estou aguardando uma posição para definirem se eu terei que ir para a França”, afirmou a estudante

A defensora pública Vera Regina Prado Martins, responsável pela ação, explicou que apenas com a realização do exame é possível obter um diagnostico da doença e com isso o tratamento correto e a garantia da vida .

Nos siga no Google Notícias