ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Cidades

Justiça manda Estado reformar presídio de Corumbá

Redação | 28/10/2009 07:05

Decisão da Justiça, em caráter liminar, manda o Estado reformar o Estabelecimento Penal Masculino de Corumbá, cidade que fica a 426 quilômetros de Campo Grande.

A decisão do juiz da Vara de Fazenda Pública e de Registros Públicos de Corumbá, Eduardo Eugênio Siravegna Júnior, é dessa terça-feira e atende a pedido da Ação Civil Pública ingressada pelo MPE (Ministério Público Estadual).

De acordo com o despacho do magistrado, o Estado tem 30 dias, a contar da data do recebimento oficial da decisão, para reformar a unidade penal. A Agepen (Agência Estadual de Administração Penitenciária) tem prazo legal de 60 dias para contestar.

Conforme a decisão, o Estado deverá reformar as celas e instalações sanitárias e de esgoto, incluindo a limpeza e desinfecção do ambiente. Além disso, deverão ser feitos reparos no telhado do presídio que sofre com problemas de infiltrações e gotejamentos.

E ainda, alternativamente, a decisão do juiz estabelece a transferência para outra unidade penal em Mato Grosso do Sul dos 190 detentos que ocupam as celas com goteiras e umidade, para que estes locais sejam interditados. Caso o Estado descumpra a decisão, estará sujeito a multa diária no valor de R$ 10.000,00.

Caso haja o pagamento de multa, o valor deverá ser revertido para o Conselho da Comunidade. "...que a multa diária ora fixada, caso haja sua incidência, deverá ser revertida para o Conselho da Comunidade desta comarca, uma vez que as poucas melhorias e obras realizadas no Estabelecimento Penal de Corumbá nos últimos anos foram custeadas na sua quase integralidade pelo referido Conselho", diz o magistrado.

A Ação Civil Pública foi movida após os problemas terem sido detectados pelo mutirão carcerário. O processo foi distribuído ao gabinete do juiz Eduardo Eugênio no dia 13 de outubro.

Nos siga no Google Notícias