A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

07/01/2016 12:48

Justiça volta do recesso, mas com prazos suspensos para férias de advogados

Antonio Marques
As atividades do Judiciário retornaram hoje, mas os prazos seguem suspensos para férias dos advogados (Foto: Arquivo)As atividades do Judiciário retornaram hoje, mas os prazos seguem suspensos para férias dos advogados (Foto: Arquivo)

Apesar da volta das atividades do Poder Judiciário ter retornado nesta quinta-feira, dia 7. Até o próximo dia 20 de janeiro não serão realizadas audiências ou sessões de julgamento em primeira e segunda instâncias, exceto as consideradas urgentes ou as relativas aos processos penais envolvendo réus presos, nos processos vinculados à prisão. Isso possibilita que os advogados consigam tirar férias.

No entanto, conforme a assessoria de imprensa do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), nesse período os advogados poderão ter vista dos processos em cartórios ou secretarias, bem como retirar autos em carga e obter cópias.

Ainda de acordo com o TJMS, essa nova praxe decorre da publicação do Provimento nº 350, de 8 de setembro de 2015, que determinou a suspensão dos prazos processuais entre os dias 7 e 20 de janeiro, garantindo à classe dos advogados a possibilidade de tirarem férias durante o período.

O TJMS ressalta que a suspensão dos prazos processuais não traz qualquer prejuízo à população, já que o mesmo provimento garante à disponibilização, no site do Tribunal de Justiça, de despachos, decisões, sentenças e acórdãos, sendo mantido o atendimento ao público durante o período de suspensão dos prazos.

Tal norma também prevê que os oficiais de justiça poderão cumprir mandados de citação e intimações, as quais serão consideradas efetivadas somente no dia 21 de janeiro de 2016.

Como os magistrados e servidores retornaram às atividades hoje. A partir desta data, serão mantidas as disponibilizações via internet de despachos, decisões, sentenças e acórdãos por acesso ao acompanhamento processual no portal do Tribunal de Justiça.

Indenizações por morte no trânsito crescem 24% em relação a 2016
O número de indenizações pagas pelo Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (Seguro Dpvat) entre janeiro e novemb...
ANS regulamenta novas regras de compartilhamento para planos de saúde
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) publicou duas resoluções normativas na tentativa de dar mais segurança e estabilidade ao mercado de pla...
UFMS recebe inscrições para vários cursos no Vestibular 2018
A UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) segue com inscrições abertas para o Vestibular 2018, que selecionará alunos para cursos de gradua...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions