ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Kits com preservativo e folders serão distribuídos no Carnaval

Este ano, campanha tem foco em jovens entre 15 e 24 anos, que usam cada vez menos camisinha

Anahi Gurgel | 23/02/2017 18:08
Kits com preservativos, gel lubrificante, abanicos e material informativo serão distribuídos no Carnaval em Mato Grosso do sul. (Foto: Divulgação)
Kits com preservativos, gel lubrificante, abanicos e material informativo serão distribuídos no Carnaval em Mato Grosso do sul. (Foto: Divulgação)

A Secretaria de Saúde de Mato Grosso do Sul, através do Programa Estadual de DST/AIDS e Hepatites Virais, iniciou, nesta semana, a distribuição de kits para o Carnaval 2017, a serem entregues pelas secretarias de cada município durante os dias de folia. Este ano, o foco da campanha será pessoas com faixa etária entre 15 e 24 anos, que estão usando cada vez menos o preservativo na tradicional festa brasileira.

Cada kit contem preservativos masculinos e femininos, gel lubrificante e informativos sobre a prevenção às doenças sexualmente transmissíveis. Além dos testes rápidos, disponibilizados para os programas de cada município, cerca de 45 mil abanicos e 20 mil porta preservativos serão entregues para a campanha.

Dados do Ministério da Saúde, apontam que houve queda no uso regular do preservativo entre jovens, tanto com parceiros eventuais – de 58,4% em 2004 para 56,6%, em 2013 – como com parceiros fixos – queda de 38,8% em 2004 para 34,2% em 2013.

Alerta - Mato Grosso do Sul ocupa uma posição preocupante no ranking nacional de doenças sexualmente transmissíveis: é o 1º na incidência em sífilis na gestação e o 6º em sífilis adquirida. De acordo com informações da Secretaria de Saúde, “a estatística reflete especialmente que a difusão das testagens rápidas na gestação, nas parcerias e as notificações como critério obrigatório para início de tratamento fortalecem as ações de consolidação do banco de informações do Sinan (Sistema de Notificações Compulsórias de Agravos), de acordo com a Secretaria de Saúde.

Nos siga no Google Notícias