A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

22/04/2015 07:00

Laboratório faz teste de chikungunya que fica pronto em duas horas

Informe Publicitário
Exame usa tecnologia estrangeira e fica pronto em duas horas (Foto: Alcides Neto)Exame usa tecnologia estrangeira e fica pronto em duas horas (Foto: Alcides Neto)

A rede de laboratórios Multilab, em Campo Grande, adquiriu equipamento para a realização do teste para chikungunya, doença transmitida pelo mesmo vetor da dengue e que apesar da baixa incidência de mortes deixa os pacientes com sintomas por até um ano. Os resultados ficam prontos em duas horas.

Segundo o gerente técnico da empresa, João Batista Costa Neto, a máquina que realiza o exame foi adquirida há cerca de um mês. “É um teste simples, desenvolvido e patenteado por uma empresa multinacional”, explica.

Ele afirma que é importante fazer o teste para chikungunya paralelamente ao exame para o vírus da dengue. “Trata-se de uma doença nova aqui em Mato Grosso do Sul, que tem um estado de debilidade muito mais prolongado que o da dengue”, diz Costa Neto.

Dez profissionais da rede receberam treinamento para usar a tecnologia. O curso foi ministrado pela empresa multinacional que vendeu a tecnologia. Todas as unidades da Multilab estão recebendo amostras para o teste, inclusive de pacientes de outros estados também. O laboratório atende a rede particular e conveniada.

O exame envolve uma técnica chamada imunocromatografia, que consiste em uma membrana de nitrocelulose em formato de fita impregnada com antígenos, os quais reagem com o sangue do paciente indicando ou não a presença da doença.

A unidade matriz do laboratório fica na Rua Dom Aquino, número 2339. Existem outros quatro postos de coleta: Rua Maracaju, 730; Avenida Afonso Pena, 902; Rua 26 de Agosto, 673 e Rua Michel Scaff, 53.

Teste fica pronto rapidamente (Foto: Alcides Neto)Teste fica pronto rapidamente (Foto: Alcides Neto)
Governo Federal reduz período do horário de verão para 2018/19
O presidente Michel Temer assinou hoje (15) um decreto reduzindo em duas semanas o horário de verão em 2018. No ano que vem, a medida começará a vale...
Inscrições para o Vestibular 2018 da UFMS seguem abertas
A UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) segue com inscrições abertas para o Vestibular 2018, que selecionará alunos para cursos de gradua...
Autorização para psicólogos aplicarem terapia de reorientação sexual é mantida
O juiz Waldemar Cláudio de Carvalho, da 14ª Vara Federal de Brasília, decidiu hoje (15) tornar definitiva a decisão liminar (provisória) que havia pr...
Clientes de banco podem renegociar dívidas no "Caminhão do Quita Fácil"
A partir de segunda-feira (18), clientes das agências da Caixa de Campo Grande terão a possibilidade de renegociar suas dívidas atrasadas há mais de ...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions