ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 25º

Cidades

Laboratório faz teste de chikungunya que fica pronto em duas horas

Informe Publicitário | 22/04/2015 07:00
Exame usa tecnologia estrangeira e fica pronto em duas horas (Foto: Alcides Neto)
Exame usa tecnologia estrangeira e fica pronto em duas horas (Foto: Alcides Neto)

A rede de laboratórios Multilab, em Campo Grande, adquiriu equipamento para a realização do teste para chikungunya, doença transmitida pelo mesmo vetor da dengue e que apesar da baixa incidência de mortes deixa os pacientes com sintomas por até um ano. Os resultados ficam prontos em duas horas.

Segundo o gerente técnico da empresa, João Batista Costa Neto, a máquina que realiza o exame foi adquirida há cerca de um mês. “É um teste simples, desenvolvido e patenteado por uma empresa multinacional”, explica.

Ele afirma que é importante fazer o teste para chikungunya paralelamente ao exame para o vírus da dengue. “Trata-se de uma doença nova aqui em Mato Grosso do Sul, que tem um estado de debilidade muito mais prolongado que o da dengue”, diz Costa Neto.

Dez profissionais da rede receberam treinamento para usar a tecnologia. O curso foi ministrado pela empresa multinacional que vendeu a tecnologia. Todas as unidades da Multilab estão recebendo amostras para o teste, inclusive de pacientes de outros estados também. O laboratório atende a rede particular e conveniada.

O exame envolve uma técnica chamada imunocromatografia, que consiste em uma membrana de nitrocelulose em formato de fita impregnada com antígenos, os quais reagem com o sangue do paciente indicando ou não a presença da doença.

A unidade matriz do laboratório fica na Rua Dom Aquino, número 2339. Existem outros quatro postos de coleta: Rua Maracaju, 730; Avenida Afonso Pena, 902; Rua 26 de Agosto, 673 e Rua Michel Scaff, 53.

Teste fica pronto rapidamente (Foto: Alcides Neto)
Teste fica pronto rapidamente (Foto: Alcides Neto)
Nos siga no Google Notícias