A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

06/12/2011 10:38

Lei obriga realização de exame de oximetria em recém-nascidos

Marta Ferreira

O exame de oximetria passa a ser obrigatório nas salas de parto em Mato Grosso do Sul, de acordo com a lei 4.131, sancionada hoje pelo governador André Puccinelli.

De acordo com a lei, o exame deve ser feito, inclusive, em pacientes de hospitais públicos, em partos cobertos pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

O custeio, conforme a lei, será bancado pelo Governo do Estado, que pode fazer convênios com o Ministério da Saúde para isso.

A lei foi proposta pelo deputado estadual Márcio Fernandes. O projeto aprovado pela Assembleia justificou que a oximetria de pulso na sala de parto é de grande auxílio na reanimação neonatal, “pois além da saturação de oxigênio, ele fornece informação sobre a frequência cardíaca, o sinal chave para tal reanimação”.

Do mesmo modo, diz o projeto, a realização do exame torna mais fácil a identificação de uma cardiopatia congênita cianótica, defeito cardíaco que provoca mistura de sangue desoxigenado em circulação sistêmica,

produzindo a coloração arroxeada das mucosas, permitindo assim o diagnóstico precoce dessa doença e possibilitando um rápido encaminhamento para o médico especialista.



TOMARA QUE O GOVERNO CONSIGA OFERECER ÀS SALAS DE PARTO OS APERELHOS FUNCIONANTES E ATUALIZADOS, COM DEVIDA MANUTENÇÃO.
 
CYBELE BARROS em 06/12/2011 12:02:18
Concordo com a Cybele...aprovar é bom ,mas ai é o problema mantê-los ...
 
Ana Freire em 06/12/2011 05:12:05
Quem já perdeu um filho pra uma cardiopatia grave, como eu, sabe o quanto é importantíssimo esse exame. Deve ser feito ainda na sala de parto, nos primeiros instantes após o nascimento. Isso irá salvar muitos bebês que, até hoje, morriam sem sequer saber que eram cardiopatas!!! Em nome da AACC (Associação de Apoio à Criança Cardiopata) Pequenos Corações, quero parabenizar o Dep. Márcio Fernandes.
 
Liliane Oliveira em 06/12/2011 01:09:50
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions