ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Livro que inverte capitais de MS e MT será substituído no fim do ano

Nyelder Rodrigues | 07/08/2017 20:59
Livro foi escolhido pelo FNDE para compor a lista de obras em 2015 (Fotos: Lucas Junot)
Livro foi escolhido pelo FNDE para compor a lista de obras em 2015 (Fotos: Lucas Junot)
Mapa mostra multimodalidades no transporte nacional, mas erro nas capitais de MS e MT
Mapa mostra multimodalidades no transporte nacional, mas erro nas capitais de MS e MT

O livro Geografia em Rede, da editora FTD, e usado no Ensino Médio em várias escolas do país, entre elas a campo-grandense Hércules Maymone, da rede estadual, será substituído no fim do ano. Ele contém erros graves, como a troca do nome das capitais do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Na página 246, em um mapa sobre multimodalidade nos transportes, aparece Cuiabá como a capital sul-mato-grossense, enquanto Campo Grande é apresentada como a capital do vizinho do norte. A editora afirma que vai corrigir o erro.

Além disso, há um erro na capital do Suriname. Ao invés de Panamaribo, consta a capital da vizinha Guiana, Georgetown. Os dois países ficam na América do Sul, mas possuem maior influência cultural e histórica com a região caribenha, na América Central.

Em nota enviada à imprensa, a SED (Secretaria de Estado de Educação) afirma que o livro foi apresentado no PNLD (Programa Nacional do Livro Didático) de 2015, sendo escolhidos pelos professores e, sendo assim, cada unidade escolar tem total autonomia em sua escolha, não passando pela aprovação da SED.

A pasta ainda frisa que os erros encontrados nos livros são de responsabilidade do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), responsável pela seleção dos livros apresentados no PNLD.

"Assim, ao serem constatados pela unidade escolar, devem ser informados à SED para que o FNDE realize os devidos procedimentos junto às editoras", diz a nota. No fim do ano, termina o triênio de uso do material selecionado, sendo assim, ele será descartado e substituído por outro.

Nova escolha - Ao contrário do informado inicialmente pela reportagem, a SED afirma que o prazo para escolher novos livros para a educação pública não termina em 14 de agosto. Conforme o explicado, o guia oficial com a lista de obras ainda não foi divulgado pela SEEB/MEC (Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação).

A lista com os livros, as editoras e os autores a serem escolhidos será publicada no site da FNDE após análise e aprovação. "A data para a escolha ainda será oficializada e divulgada pelo FNDE", diz o texto.

Nos siga no Google Notícias