ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Maioria reprova proposta que dá ao Congresso última palavra sobre demarcações

Fabiano Arruda | 02/04/2012 08:19

A maioria dos leitores que participaram de enquete do Campo Grande News na última semana discorda de proposta aprovada em comissão, que dá ao Congresso Nacional a prerrogativa da “última palavra” sobre demarcação de terras indígenas.

Do total de internautas que participaram 67,92% disseram “não” concordar com a aprovação da proposta, enquanto 32,08% votaram “sim”.

O assunto ganhou repercussão após a Câmara Federal ter aprovado no último dia 21 o parecer do deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR), favorável à admissibilidade da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que transfere da União para o Congresso Nacional a prerrogativa de aprovar e ratificar a demarcação de terras indígenas.

Segundo informações da Agência Brasil, em tramitação no Congresso há 12 anos, a PEC 215, de autoria do deputado Almir Sá (PPB-RR), inclui entre as competências exclusivas do Congresso Nacional a aprovação da demarcação das terras tradicionalmente ocupadas pelos índios e a ratificação das demarcações já homologadas. Estabelece ainda que os critérios e procedimentos de demarcação serão regulamentados por lei.

A nova enquete do site nesta semana quer saber: “Decisão do STJ (Superior Tribunal de Justiça) diz que só o teste do bafômetro e o exame de sangue podem atestar que um motorista dirigiu alcooolizado. Você concorda?”.

O tema virou polêmica na última semana, após a decisão do STJ, sob o argumento de que os condutores se recusarão em grande maioria a serem submetidos aos testes.

Nos siga no Google Notícias