ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 21º

Cidades

Mais de mil processos do TRT participam da Semana Nacional de Conciliação

Luciana Brazil e Viviane Oliveira | 02/12/2013 11:57
Desembargador Francisco abre evento no TRT, em campo Grande. (Foto: Cleber Gellio)
Desembargador Francisco abre evento no TRT, em campo Grande. (Foto: Cleber Gellio)

Na 8° edição da Semana Nacional de Conciliação, que acontece entre hoje (2) e sexta-feira (6), 1,2 mil processos do TRT (Tribunal do Regional do Trabalho), da 24° Região, em Mato Grosso do Sul, participarão do processo de conciliação.

Das 26 varas do Tribunal do Trabalho no Estado, todas estarão em atendimento – 19 no interior e sete na Capital. A iniciativa do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) reúne todos os poderes do judiciário.

Segundo o presidente do TRT, o desembargador Francisco das Chagas Filho, nesta semana todas as atividades estão concentradas na conciliação. “Fazemos esse trabalho o tempo todo. A conciliação é um meio de resolver um conflito de uma forma mais rápida e com menos custo para as duas partes”, diz.

Segundo o presidente do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Resolução de Conflitos, do TRT da 24ª Região, e vice-presidente do TRT, Nery Sá e Silva de Azambuja, o núcleo tem conseguido 50% de conciliação nos processos que iriam ao STF (Supremo Tribunal Federal), em Brasília”, destaca.

A intenção da iniciativa é alertar sobre as possibilidades de resolver conflitos sem recorrer à justiça. A Semana Nacional de Conciliação é a maior mobilização do poder judiciário no país. Neste período todos os tribunais concentram esforços em favor da cultura do diálogo.

Conciliação- Já foram marcadas 3.610 audiências em várias cidades de Mato Grosso do Sul, contabilizando todo o judiciário. Do total de audiências agendadas, 44,9% são de Campo Grande, sendo 985 na Justiça Comum e 636 nas varas do Juizado Especial.

O objetivo é buscar entendimento entre as partes e resolver os conflitos judiciais de maneira mais ágil.
Dourados é a comarca com o segundo maior número de agendamentos. Ao todo serão 301 audiências, sendo que 104 nos Juizados Especiais. Seguida por Três Lagoas, que registrou 148 agendamentos, sendo 98 do Juizado Especial.

Com números expressivos de solicitação de audiência para conciliação, ainda estão as comarcas de Corumbá e Aquidauana com 101, Bataguassu e Naviraí com 75 e Maracaju com 73 audiências agendadas.

Varas das 54 comarcas do Estado, além de Juizados Especiais, participam desta edição. A Semana de Conciliação também contará com o trabalho da Justiça Itinerante.

Em 2012 a Semana de Conciliação em MS atendeu 9.289 pessoas e foram realizadas 3.151 audiências de processos nas fases de conhecimento e de execução, que resultaram na homologação de 1.004 acordos, com o total de R$ 47.664.500,93 em acordos homologados. O percentual de acordos em relação ao número de audiências efetuadas ficou em 31,9%.

O prazo para agendamento de audiências terminou no dia 14 de novembro.

Nos siga no Google Notícias