A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

02/12/2013 11:57

Mais de mil processos do TRT participam da Semana Nacional de Conciliação

Luciana Brazil e Viviane Oliveira
Desembargador Francisco abre evento no TRT, em campo Grande. (Foto: Cleber Gellio)Desembargador Francisco abre evento no TRT, em campo Grande. (Foto: Cleber Gellio)

Na 8° edição da Semana Nacional de Conciliação, que acontece entre hoje (2) e sexta-feira (6), 1,2 mil processos do TRT (Tribunal do Regional do Trabalho), da 24° Região, em Mato Grosso do Sul, participarão do processo de conciliação.

Das 26 varas do Tribunal do Trabalho no Estado, todas estarão em atendimento – 19 no interior e sete na Capital. A iniciativa do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) reúne todos os poderes do judiciário.

Segundo o presidente do TRT, o desembargador Francisco das Chagas Filho, nesta semana todas as atividades estão concentradas na conciliação. “Fazemos esse trabalho o tempo todo. A conciliação é um meio de resolver um conflito de uma forma mais rápida e com menos custo para as duas partes”, diz.

Segundo o presidente do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Resolução de Conflitos, do TRT da 24ª Região, e vice-presidente do TRT, Nery Sá e Silva de Azambuja, o núcleo tem conseguido 50% de conciliação nos processos que iriam ao STF (Supremo Tribunal Federal), em Brasília”, destaca.

A intenção da iniciativa é alertar sobre as possibilidades de resolver conflitos sem recorrer à justiça. A Semana Nacional de Conciliação é a maior mobilização do poder judiciário no país. Neste período todos os tribunais concentram esforços em favor da cultura do diálogo.

Conciliação- Já foram marcadas 3.610 audiências em várias cidades de Mato Grosso do Sul, contabilizando todo o judiciário. Do total de audiências agendadas, 44,9% são de Campo Grande, sendo 985 na Justiça Comum e 636 nas varas do Juizado Especial.

O objetivo é buscar entendimento entre as partes e resolver os conflitos judiciais de maneira mais ágil.
Dourados é a comarca com o segundo maior número de agendamentos. Ao todo serão 301 audiências, sendo que 104 nos Juizados Especiais. Seguida por Três Lagoas, que registrou 148 agendamentos, sendo 98 do Juizado Especial.

Com números expressivos de solicitação de audiência para conciliação, ainda estão as comarcas de Corumbá e Aquidauana com 101, Bataguassu e Naviraí com 75 e Maracaju com 73 audiências agendadas.

Varas das 54 comarcas do Estado, além de Juizados Especiais, participam desta edição. A Semana de Conciliação também contará com o trabalho da Justiça Itinerante.

Em 2012 a Semana de Conciliação em MS atendeu 9.289 pessoas e foram realizadas 3.151 audiências de processos nas fases de conhecimento e de execução, que resultaram na homologação de 1.004 acordos, com o total de R$ 47.664.500,93 em acordos homologados. O percentual de acordos em relação ao número de audiências efetuadas ficou em 31,9%.

O prazo para agendamento de audiências terminou no dia 14 de novembro.

Com 3,6 mil audiências marcadas, Semana de Conciliação começa em 2 de dezembro
O objetivo é simples: buscar entendimento entre as partes e resolver os conflitos judiciais de maneira mais ágil. Desta forma, confiantes em dar fim ...
Prazo para agendamentos na Semana de Conciliação do TJ acaba amanhã
A Semana de Conciliação 2013 do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) será realizada entre os dias 2 e 6 de dezembro. Nesta quinta-feira (...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions