A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 14 de Dezembro de 2018

29/12/2008 11:10

Maternidade recebe 12 leitos para desafogar UTI neonatal

Redação

O setor de pediatria da maternidade Cândido Mariano ganhou hoje um reforço há muito aguardado: 12 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) neonatal intermediária.

A unidade, que vai funcionar em fevereiro, promete dar rotatividade aos dez leitos já existente de UTI neonatal. Os bebês em melhores condições de saúde passarão para a unidade intermediária até chega ao aconchego materno do projeto "Mãe Canguru".

"O nenê que não precisa de respirador vai para o atendimento intermediário e depois fica com a mãe", explica Issam Moussa, diretor-presidente da maternidade responsável por 60% dos nascimentos na Capital.

Atualmente, os dez leitos da UTI neonatal são disputados pelas crianças que nascem com problemas graves de saúde. Desde 2005, a justiça obriga que o município consiga tratamento para os pequenos, mesmo que fora do Estado, sob pena de prisão.

Nos últimos anos, o Campo Grande News noticiou dramas como de um bebê que esperou 30 horas para conseguir atendimento especializado.

O governador André Puccinelli (PMDB) destacou que o processo para obter os equipamentos foi demorado. "Foi um parto com fórceps", define. O governo do Estado iniciou o repasse de equipamentos em 2006.

Conforme a secretária estadual de Saúde, Beatriz Dobashi, o Hospital Regional Rosa Pedrossian recebeu oito leitos de UTI neonatal intermediária. Os 20 novos leitos totalizaram investimento de R$ 1,4 milhão. Dentre os equipamentos estão berços aquecidos, tendas de oxigênio, incubadoras para transporte, monitores cardíacos e monitores de sinais vitais.

MEC vai propor nova estrutura para cursos de pedagogia
O Ministério da Educação (MEC) vai encaminhar ao Conselho Nacional de Educação (CNE), na próxima semana, uma proposta de modificação dos cursos de pe...
Motoristas envolvidos em contrabando terão habilitação cassada
O motorista que for condenado por dirigir veículo usado para receptação, descaminho ou contrabando de mercadorias terá sua carteira de habilitação ca...
STF decide que Ministério Público pode cobrar multas de ações penais
O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu hoje (13) que o Ministério Público tem competência para ajuizar ações de cobrança de multas definidas em con...
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions