A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 12 de Dezembro de 2018

02/08/2008 10:55

MEC cria mecanismo novo para avaliar universidades

Redação

O Ministério da Educação criou mecanismos para avaliar e estabelecer um ranking da melhores e piores universidades do Brasil. O resultado deve ser divulgado em um mês, a partir de levantamento inédito, com metodologia diferenciada.

Os detalhes serão repassados na próxima quarta-feira, em Brasília, informa o site IG. O que já foi divulgado é haverá comparação de desempenhos entre as instituições.

Também na próxima semana será divulgado o desempenho de 3.200 cursos, nas áreas de ciências da saúde, agrárias e sociais, que já foram avaliados.

O estudo deve seguir os moldes do Ideb, que avalia a educação básica, com levantamento de taxas de aprovação, abandono escolar e o desempenho em duas avaliações nacionais - o Saeb e a Prova Brasil.

Como no caso do Ideb, as instituições com notas entre 4 ou 5, acima, portanto, da média 3, terão acesso a maiores isenções fiscais e receberão mais recursos a custos menores. As que forem, de outro lado, avaliadas com notas 1 ou 2 terão de negociar melhorias no ensino, caso não queiram correr o risco de corte de vagas e de descredenciamento de seus cursos.

A expectativa é a de que 40% das instituições privadas de nível superior obtenham notas 1 ou 2. Espera-se que entre 25% e 30% dos cursos das escolas particulares apresentem resultados insatisfatórios no "conceito preliminar". (Informações do IG)

imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions