ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Menino sai de MS para implantar ouvido biônico no RJ

Redação | 21/07/2010 08:19

O garoto Yago Bueno dos Santos, de 6 anos, é o primeiro paciente no Brasil a implantar um ouvido biônico em procedimento feito pela rede pública, utilizando o SUS. Na rede particular, o equipamento custa cerca de 70 mil reais.

Há um ano ele perdeu a audição por complicações da meningite e nesta semana passou pela primeira cirurgia no Rio de Janeiro. A mãe resolveu deixar Mato Grosso do Sul com o menino em busca do tratamento.

A cirurgia foi feita no Hospital do Fundão, da Universidade Federal carioca, que foi credenciada neste ano para esse tipo de procedimento.

Uma parte do aparelho é implantada na cóclea, região interna do ouvido, e outra sob o couro cabeludo. Uma terceira é acoplada à orelha.

Depois do implante, o menino ainda terá de esperar um mês para a cicatrização e só depois o aparelho será ligado.

O próximo passo será trabalhar novamente a fala de Yago e a percepção, segundo a mãe, já comprometida pelo tempo que o garoto ficou sem escutar. O processo deve durar mais três anos.

"Sei que ele vai ter que reaprender a ouvir, mas se olhar quando a gente falar o nome dele, já vai ser maravilhoso", disse Patrícia Bueno dos Santos, de 26 anos, em entrevista ao jornal Folha de São Paulo.

No Hospital Universitário do RJ, outros 24 ouvidos biônicos já foram adquiridos para futuros implantes, indicados para pessoas com surdez profunda, que não respondem bem aos aparelhos tradicionais e não têm problemas anatômicos no ouvido.

Nos siga no Google Notícias