ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 31º

Cidades

Ministério da Saúde suspende recursos que viriam para dois municípios de MS

Ricardo Campos Jr. | 01/11/2017 08:09

Os municípios de Inocência e Bandeirantes tiveram suspensas pelo Ministério da Saúde as transferências de recursos para vigilância sanitária. A medida, que afetou outros 799 municípios brasileiros, trava as parcelas de setembro a dezembro devido a irregularidades no cadastro de dados no SIA/SUS (Sistema de Informação Ambulatorial do SUS).

A portaria informando a decisão da pasta foi publicada nesta quarta-feira (1º) no Diário Oficial da União.

Conforme o texto, as duas cidades de Mato Grosso do Sul não registraram no sistema a produção dos respectivos setores de vigilância sanitária entre os meses de fevereiro e junho deste ano, de modo que a medida vale até que os poderes públicos regularizem os dados.

Fizeram o mesmo outras 771 cidades brasileiras. Outros 30 municípios, conforme apurou o Ministério, sequer tinham cadastro nessas plataformas, tendo sido considerados “inconsistidos”.

O prefeito de Inocência, José Arnaldo Ferreira de Melo (PSDB) ficou sabendo sobre a suspensão pela manhã. Ele considerou a situação uma “falta de competência” dos funcionários responsáveis pela área e prometeu convocar uma reunião com gestores da saúde para cobrar explicações e providências para a regularização dos dados. “Não aceito esse tipo de coisa”, disse ao Campo Grande News.

Já o prefeito de Bandeirantes, Alvaro Nackle Urt (DEM), prometeu verificar a situação e pediu que a equipe de reportagem entrasse em contato novamente no decorrer da manhã, quando ele anunciaria as providências a serem tomadas para sanar os problemas.

Nos siga no Google Notícias