A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 21 de Janeiro de 2018

20/11/2012 14:23

Ministro diz que Governo age "dentro das possibilidades" sobre índios de MS

Marta Ferreira
O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo,  falou sobre sobre a questão indígena em MS. (Foto: Agência Brasil)O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, falou sobre sobre a questão indígena em MS. (Foto: Agência Brasil)

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, comentou hoje em Brasília, a situação dos índios da comunidade de Ypo´i, em Iguatemi, que provocaram campanha nacional e foram notícia no mundo todo, depois de uma cara em que anunciam a vontade de permanecer na terra reivindicada “até a morte” e que foi interpretada inicialmente como um aviso de suicídio coletivo.

"Temos buscado dentro das nossas possibilidades conciliar situações fazendo com que essas demarcações, quando sejam legítimas, sejam feitas de forma a mais tranquila possível", afirmou o ministro sobre o tema.

De acordo com a declaração de Cardozo, divulgada pela Folha On Line, o ministério vem atuando para conciliar o conflito em Mato Grosso do Sul envolvendo a etnia guarani-caiová. São 170 índios, na comunidade de Ypo'i, que vivem em uma área de 2 quilômetros quadrados.

O ministro se manifestou, ainda, sobre a proposta que altera a Constituição e transfere da União para o Congresso a prerrogativa de aprovar e ratificar a demarcação das terras indígenas. Para ele, é uma medida inconstitucional.

"Essa PEC a meu ver é inconstitucional independentemente do seu mérito, ela é inconstitucional porque a atividade administrativa de demarcação é uma atribuição do poder Executivo", disse Cardozo à Folha.

Decisão do STJ ajuda na tramitação da reforma da Previdência, diz líder
O líder do governo na Câmara, Aguinaldo Ribeiro (PP-PB) disse hoje (20) que a suspensão, pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), da decisão que impe...
Mega-Sena acumula mais uma vez e pode pagar até R$ 20 milhões na terça
Nenhum apostador acertou os seis números sorteados deste sábado (20) e a Mega-Sena acumulou mais uma vez. No próximo sorteio, que será na terça-feira...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions