ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

Ministro diz que Governo age "dentro das possibilidades" sobre índios de MS

Marta Ferreira | 20/11/2012 14:23
O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo,  falou sobre sobre a questão indígena em MS. (Foto: Agência Brasil)
O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, falou sobre sobre a questão indígena em MS. (Foto: Agência Brasil)

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, comentou hoje em Brasília, a situação dos índios da comunidade de Ypo´i, em Iguatemi, que provocaram campanha nacional e foram notícia no mundo todo, depois de uma cara em que anunciam a vontade de permanecer na terra reivindicada “até a morte” e que foi interpretada inicialmente como um aviso de suicídio coletivo.

"Temos buscado dentro das nossas possibilidades conciliar situações fazendo com que essas demarcações, quando sejam legítimas, sejam feitas de forma a mais tranquila possível", afirmou o ministro sobre o tema.

De acordo com a declaração de Cardozo, divulgada pela Folha On Line, o ministério vem atuando para conciliar o conflito em Mato Grosso do Sul envolvendo a etnia guarani-caiová. São 170 índios, na comunidade de Ypo'i, que vivem em uma área de 2 quilômetros quadrados.

O ministro se manifestou, ainda, sobre a proposta que altera a Constituição e transfere da União para o Congresso a prerrogativa de aprovar e ratificar a demarcação das terras indígenas. Para ele, é uma medida inconstitucional.

"Essa PEC a meu ver é inconstitucional independentemente do seu mérito, ela é inconstitucional porque a atividade administrativa de demarcação é uma atribuição do poder Executivo", disse Cardozo à Folha.

Nos siga no Google Notícias