ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 28º

Cidades

Missa dá inicio à Campanha da Fraternidade 2018 que discute violência

Em Campo Grande, abertura ocorreu durante missa na manhã deste domingo

Osvaldo Júnior e Mirian Machado | 18/02/2018 11:37
Preparativos para a missa, realizada na manhã deste domingo (Foto: Direto das ruas)
Preparativos para a missa, realizada na manhã deste domingo (Foto: Direto das ruas)

Em casa, no trânsito, na escola, no ambiente de trabalho, nas ruas, nas periferias e nos centros – a violência, que se manifesta em vários ambientes e permeia diferentes relações sociais, é o centro das reflexões da Campanha da Fraternidade deste ano. A abertura em Campo Grande ocorreu na manhã deste domingo (dia 18) no Ginásio Poliesportivo Dom Bosco, durante missa celebrada pelo arcebispo Dom Dimas Lara Barbosa.

Vivian, coordenadora da Campanha da Fraternidade na Arquidiocese de Campo Grande (Foto: Paulo Francis)
Vivian, coordenadora da Campanha da Fraternidade na Arquidiocese de Campo Grande (Foto: Paulo Francis)

Realizado anualmente pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil),
a Campanha da Fraternidade tem, desta vez, o tema “Fraternidade e superação da violência” e o lema “Vós sois todos irmãos”. A coordenadora das ações na arquidiocese de Campo Grande, Vivian Elias, afirmou que a campanha visa ajudar na reflexão sobre a vida sem violência.

De acordo com ela, a violência será discutida em diversas frentes. “A violência contra a mulher, contra a criança e o adolescente, no trânsito, o suicídio, a violência na escola, o crime organizado”, listou Vivian. 

Um dos cartazes da Campanha da Fraternidade deste ano (Foto: Divulgação)
Um dos cartazes da Campanha da Fraternidade deste ano (Foto: Divulgação)

As ações não serão restritas ao período da quaresma, quando são realizados os encontros da Campanha da Fraternidade, mas se estenderá durante todo o ano, conforme afirmou a coordenadora. “Nas escolas, serão realizados teatros, danças; na questão da violência no trânsito, serão feitas ações em parceria com o Detran...”, exemplificou.

Das temáticas a serem abordadas a partir da Campanha da Fraternidade, Vivian destaca a questão do suicídio. “Os dados são alarmantes. Eu li que a cada quatro segundos, uma pessoa se suicida no mundo”, mencionou.

A coordenadora afirmou que, entre as ações relativas à prevenção do suicídio, serão realizados pela Arquidiocese dois cursos, abertos para o público em geral. Não estão definidos, ainda, o local e a data desses cursos.

As ações da Campanha da Fraternidade se concentram no período da quaresma, que começou na Quarta-feira de Cinzas (neste ano, dia 14 de fevereiro) e se encerra no Domingo de Ramos (dia 25 de março).

Nos siga no Google Notícias