ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Motos reduzem em 28% tempo de socorro dos bombeiros

Redação | 30/08/2009 09:02

O Corpo de Bombeiros conseguiu reduzir em 28% o tempo para atender as ocorrências com a utilização de motocicletas. Com os motosocorristas, o tempo de atendimento foi reduzido de sete para cinco minutos, segundo o chefe do Centro de Resgate e Atendimento Pré-Hospitalar do Corpo de Bombeiros, major Marcello Fraiha.

"Nos 30 primeiros dias de emprego desse serviço ficou comprovado que o tempo resposta de atendimento a uma solicitação de emergência caiu de sete para cinco minutos. Quando na área do quartel, o atendimento cai para até quatro minutos. São resultados excelentes", explicou.

São minutos valiosos, que fazem para vidas em risco: "Quanto mais cedo for realizado o pré-atendimento, maior a probabilidade de sobrevida da vítima. Esta é a chamada 'hora de ouro', quando é essencial o uso dos primeiros-socorros. Este atendimento precoce faz uma diferença gritante, porque diminui sequelas, período de internação e de tratamento", ressaltou o major Fraiha.

Além disso, a manutenção com as motocicletas é menos onerosa do que com veículos quatro rodas, além de proporcionar economia também com combustíveis, já que a moto roda mais quilômetros com menos gasolina.

Nesse período inicial, das 55 ocorrências diárias atendidas em média pelo Corpo de Bombeiros, cerca de 33% têm sido atendidas pelos motosocorristas, fato que comprova sua eficácia e alivia a sobrecarga laboral das outras unidades de atendimento.

Nos siga no Google Notícias