ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Cidades

Mototaxistas querem suspensão de dívida antiga dos auxiliares com o ISSQN

Categoria promete manifestação na tarde desta terça-feira na Câmara em busca de apoio dos vereadores

Carlos Martins | 26/03/2013 14:16

Cerca de 500 mototaxistas prometem fazer uma manifestação na tarde desta terça-feira na Câmara Municipal. Eles querem o apoio dos vereadores em relação a algumas reivindicações junto à prefeitura. A categoria quer a suspensão de uma dívida antiga de ISSQN (Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza) que os auxiliares (que também trabalham com as motos) têm com a prefeitura e também defende a isonomia com os taxistas em relação à cobrança de impostos e taxas.

Segundo o sindicato, vereador Alex do PT, líder do prefeito Alcides Bernal na Câmara, havia se comprometido a atender o grupo nesta tarde, mas diante de informações que a reunião seria suspensa, mesmo assim a categoria está disposta a ir até o Legislativo.“A reunião estava marcada e não recebemos nenhum telefonema do vereador Alex do PT de que a reunião foi desmarcada. Por isso iremos de qualquer maneira. Vamos fazer uma manifestação na Câmara e depois vamos para a prefeitura”, disse o presidente do Sindicato dos Mototaxistas, Dorvair Boaventura de Oliveira Caburé.

Segundo Caburé, estava acertada a presença do secretário de Finanças, Gustavo Freire, e de representantes do setor de arrecadação da Prefeitura e também da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito). Atualmente, apenas os permissionários, que são 490, pagam o imposto, que gira em torno de R$ 500. Os auxiliares, que também trabalham na mesma moto – cerca de 340 -, desde 2012 deixaram de pagar o ISSQN beneficiados por uma lei. O que a categoria pretende é a suspensão da dívida anterior a 2012. “Cada um deve um pouco”, diz o presidente.

O sindicato também defende o mesmo tratamento dispensado aos taxistas, que pagam apenas o ISSQN. Já os mototaxistas, além do imposto, também pagam a Taxa de Ocupação do Solo (cerca de R$ 100). ”Queremos isonomia, o tratamento deve ser igual. Além disso, existem informações que a prefeitura quer cobrar mais uma taxa, a Taxa de Fiscalização e Funcionamento, e ainda quer acabar com alguns pontos”, reclamou.

Os profissionais também querem discutir a melhoria na qualidade do serviço. As precárias condições de trabalho “Apresentamos um projeto para a prefeitura referente a construção de uma 'casinha' para abrigar o mototaxista. Com o dinheiro da Mobilidade Urbana poderia ser construída uma cobertura nos pontos, já pedimos isso e queremos respostas. Temos que nós defender”, argumentou o presidente.

Nos siga no Google Notícias