ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 28º

Cidades

MPF entra com ação contra taxa do corretor de imóvel

Redação | 12/02/2010 15:35

O MPF (Ministério Público Federal) entrou com uma ação na Justiça pedindo uma liminar para suspender a obrigatoriedade de pagamento da taxa de 5% cobrada pelos corretores na venda de imóveis da Caixa Econômica Federal.

A ação foi ajuizada pelo procurador da República Emerson Kalif Siqueira na Justiça Federal de Campo Grande. Se ela for recebida, Caixa e Sindimóveis (Sindicato dos Corretores de Imóveis de Mato Grosso do Sul) passarão a ser réus em processo judicial.

Para Emerson Kalif, o que acontece é uma venda casada, já que os réus vinculam a aquisição do imóvel a um outro serviço, o de corretagem, o que é vedado pelo Código de Defesa do Consumidor.

Além disso, ele entende que a venda casada também é uma infração à ordem econômica porque limitaria a concorrência, impedindo o consumidor de escolher o corretor de sua preferência.

Outra irregularidade, na avaliação dele, é a obrigação do repasse de cinco por cento do valor do imóvel ao sindicato, o que ocorre por meio de convênio entre a Caixa e o Sindimóveis.

De acordo com o MPF, a taxa é cobrada desde abril de 2004. Ela consta nos contratos assinados pelos consumidores, a título de intermediação do negócio ou assessoria jurídica para desocupação do imóvel.

Nos siga no Google Notícias