ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Cidades

MPF faz estudo para dar terras de traficantes a índios

Redação | 16/04/2009 17:45

Propriedades confiscadas de traficantes poderão servir para resolver os conflitos de terra eentre fazendeiros e índios em Mato Grosso do Sul. A possibilidade de utilização dessas terras foi levantada pelo MPF (Ministério Público Federal), que solicitou por meio de ofício informações à Senad (Secretaria Nacional Antidrogas).

Segundo informado pelo MPF, a idéia de utilizar as terras declaradas como perdidas em favor da União foi levantada por procuradores da República que cuidam da questão indígena em MS. Por conta disso, foram solicitadas informações sobre o quantitativo dos imóveis, a localização e extensão dessas áreas. Mas, o ofício ainda não foi respondido pela Senad.

Apesar de estar ciente das dificuldades legais para concretizar essa idéia, o MPF alega que considerando a precária condição social em que vivem os indígenas do Estado, ela não pode ser descartada.

O entrave ocorre por conta da lei 11.343/06, que restringe a utilização de bens imóveis apreendidos de traficantes, dentro de processos criminais. Geralmente depois de julgado o processo, o bem tem destinação específica de acordo com a lei.

Para que esses bens possam ser utilizados, o MPF ressalta que serão necessários estudos e tratativas que, em último caso, dependerão de anuência do presidente da República.

Impasse

Nos siga no Google Notícias