ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

MPF notifica Incra por falta de água em assentamento

Redação | 08/06/2009 15:15

O MPF (Ministério Público Federal) notificou o Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) pelo abastecimento irregular de água no assentamento rural São Gabriel, localizado em Corumbá, município que fica a 426 quilômetros de Campo Grande. No local, o sistema de abastecimento de água que custou R$ 400 mil e deveria atender as famílias está inativo.

De acordo com o Ministério Público, o sistema foi construído em 2007, mas apenas um ano após a instalação já começou a apresentar problemas. Em março deste ano, deixou de funcionar completamente, o que fez com que 300 famílias do assentamento sofressem com a falta de água.

Para atenuar o problema, os assentados passaram a utilizar a água de caminhões-pipa e até de um brejo existente no local. Por conta da precariedade das condições em que as famílias do assentamento tem vivido, o MPF, por meio do procurador Carlos Humberto Prola, recomendou ao Incra a correção dos problemas no abastecimento de água.

Durante vistoria realizada pelo MPF no assentamento, ficou constatado que não houve projeto básico nem executivo para a execução da obra; nem qualquer estudo geológico que tratasse da possibilidade de perfuração de novos poços tubulares; não houve estudo de vazão dos poços existentes na propriedade; nem houve acompanhamento da execução da obra por parte dos engenheiros do Incra.

Segundo o Ministério Público, não houve ainda qualquer análise do recebimento da obra por parte do engenheiro do Incra, o que foi feito pelos próprios assentados junto com um técnico do Instituto, que não é engenheiro.

Cerca de cem famílias do local permanecem sem acesso ao sistema de abastecimento de água, de acordo com o MPF. Por conta disso, o Ministério Público quer firmar um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) com o Incra para estabelecer um cronograma com previsão de restabelecimento do sistema e do fornecimento de água para os assentados.

Nos siga no Google Notícias