ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
AGOSTO, SÁBADO  09    CAMPO GRANDE 12º

Meio Ambiente

Sumiço de aparelhos dificulta controle de onças em área urbana de Corumbá

Moradores devem avisar autoridades em caso de novos avistamentos na região

Por Kamila Alcântara | 09/08/2025 17:24
Sumiço de aparelhos dificulta controle de onças em área urbana de Corumbá
Equipe do Instituto Homem Pantaneiro durante instalação dos equipamentos (Foto: Divulgação)

Equipamentos usados para espantar e monitorar onças-pintadas na área urbana de Corumbá, a 428 km da Capital, desapareceram entre os dias 6 e 8 de agosto. O sumiço foi percebido na sexta-feira (8) durante manutenção feita pelo IHP (Instituto Homem Pantaneiro).

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O desaparecimento de equipamentos de monitoramento de onças-pintadas na área urbana de Corumbá, Mato Grosso do Sul, compromete o trabalho de pesquisa e proteção dos animais. Dois repelentes luminosos e uma armadilha fotográfica, avaliados em R$ 6 mil, foram furtados entre 6 e 8 de agosto na região da Cacimba da Saúde.O Grupo Técnico Onças Urbanas Corumbá-Ladário, formado por diversas instituições, realizava o trabalho de monitoramento desde março. A população deve reportar avistamentos à Polícia Militar Ambiental, enquanto as autoridades investigam o caso.

Dois repelentes luminosos e uma armadilha fotográfica estavam instalados na região da Cacimba da Saúde, onde moradores e pesquisadores registram a presença do felino desde março deste ano. O prejuízo é de cerca de R$ 6 mil e compromete tanto a coleta de dados para entender o comportamento da onça quanto a estratégia para afastá-la das casas.

O trabalho vinha sendo realizado pelo Grupo Técnico Onças Urbanas Corumbá-Ladário, que reúne Ibama, Polícia Militar Ambiental, Fundação de Meio Ambiente do Pantanal, Defesa Civil, Jaguarte e o IHP. As ações eram feitas junto à comunidade local para reduzir riscos e garantir a convivência pacífica entre moradores e a fauna.

Um boletim de ocorrência será registrado na Polícia Civil. Moradores são orientados a acionar a Polícia Militar Ambiental pelo (67) 99266-4052 em caso de novo avistamento.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.