Sumiço de aparelhos dificulta controle de onças em área urbana de Corumbá
Moradores devem avisar autoridades em caso de novos avistamentos na região
Equipamentos usados para espantar e monitorar onças-pintadas na área urbana de Corumbá, a 428 km da Capital, desapareceram entre os dias 6 e 8 de agosto. O sumiço foi percebido na sexta-feira (8) durante manutenção feita pelo IHP (Instituto Homem Pantaneiro).
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Dois repelentes luminosos e uma armadilha fotográfica estavam instalados na região da Cacimba da Saúde, onde moradores e pesquisadores registram a presença do felino desde março deste ano. O prejuízo é de cerca de R$ 6 mil e compromete tanto a coleta de dados para entender o comportamento da onça quanto a estratégia para afastá-la das casas.
- Leia Também
- Após avaliar caso, instituto garante que onça não atacou homem em Corumbá
- Ibama planeja captura da onça que atacou morador em Corumbá
O trabalho vinha sendo realizado pelo Grupo Técnico Onças Urbanas Corumbá-Ladário, que reúne Ibama, Polícia Militar Ambiental, Fundação de Meio Ambiente do Pantanal, Defesa Civil, Jaguarte e o IHP. As ações eram feitas junto à comunidade local para reduzir riscos e garantir a convivência pacífica entre moradores e a fauna.
Um boletim de ocorrência será registrado na Polícia Civil. Moradores são orientados a acionar a Polícia Militar Ambiental pelo (67) 99266-4052 em caso de novo avistamento.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.