A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

17/07/2009 11:44

MPF pede fim de sigilo no processo de escuta em presídio

Redação

O MPF (Ministério Público Federal) pediu à Justiça para que seja afastado o segredo do processo que apura gravação de cenas internas no presídio federal de Campo Grande.

O pedido, encaminhado à 5ª Vara da Justiça Federal, solicita a abertura do processo para consulta pública, excluindo-se as mídias que contêm vídeos e áudios.

O argumento é que matérias jornalísticas relacionadas aos fatos estão sendo divulgadas, levantando suspeita sobre gravações ilegais.

Os vídeos também teriam sido postados no site youtube, o que, segundo o MPF, legitimaria o afastamento do segredo de Justiça.

As gravações no "parlatório", local onde os advogados e presos conversam, foram denunciadas pelo Sindicato dos Agentes Penitenciários Federais.

Nesta semana, a OAB/MS (Ordem dos Advogados do Brasil de Mato Grosso do Sul) informou que acionará o Conselho Federal da entidade para que formalize no TRF (Tribunal Regional Federal) de São Paulo um mandado de segurança contra a gravação das conversas.

A medida poderá acarretar em anulação de processos em que os áudios foram usados como provas.

Para fundamentar o mandado de segurança, o presidente da OAB/MS, Fábio Trad, ressaltou que a Constituição prevê inviolabilidade da intimidade, da vida privada e do sigilo na comunicação entre advogados e clientes.

As conversas foram monitoradas por pelo menos oito meses. O pedido da OAB é embasado com CDs e fitas que comprovam a prática. Contudo, a entidade não divulgou o teor devido ao segredo de justiça.

O Sindicato dos Agentes Penitenciários Federais também denunciou a gravação de visitas íntimas no presídio ao Campo Grande News com exclusividade, há 2 meses. Um dos integrantes do sindicato foi alvo de atentado no início do mês.

O presídio federal é endereço de presos como o traficante Fernandinho Beira-Mar e chefes e integrantes de milícias cariocas.

MEC deve homologar Base Comum Curricular na próxima quarta-feira
O Ministério da Educação informou que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), aprovada hoje (15) pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), deve ser ...
Presos da penitenciária federal da Capital são julgados por crime em RN
Um preso custodiado no presídio federal de Campo Grande foi julgado, ao lado de outros três homens, na quinta-feira (14) e nessa sexta-feira (15) por...
Governo Federal reduz período do horário de verão para 2018/19
O presidente Michel Temer assinou hoje (15) um decreto reduzindo em duas semanas o horário de verão em 2018. No ano que vem, a medida começará a vale...
Inscrições para o Vestibular 2018 da UFMS seguem abertas
A UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) segue com inscrições abertas para o Vestibular 2018, que selecionará alunos para cursos de gradua...
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions