ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

MPF solicitará reunião entre índios de Aquidauana e MJ

Redação | 06/10/2009 18:12

O procurador da república no Estado, Emerson Kalif Siqueira, vai encaminhar ofício ao MJ (Ministério da Justiça), para que o órgão acelere o processo de declaração de terra indígena do território Taunay/Ypeg, em Aquidauana, e marque uma audiência com representantes indígenas desta área. Índios de aldeias adjacentes reivindicam essas terras, com partes ocupadas atualmente por fazendeiros.

De acordo com a assessoria de imprensa da Procuradoria da República em Mato Grosso do Sul, a Funai (Fundação Nacional do Índio) já decretou o território como terra indígena, em janeiro deste ano. Há praticamente nove meses, o processo está para ser julgado no MJ.

Em consequência da morosidade, os índios de aldeias de Aquidauana realizaram hoje o bloqueio da BR-262. Representantes das aldeias Ypeg, Bananal, Água Branca, Morrinhos, Ibirussú e Lagoinha participaram da mobilização.

O cacique da aldeia Lagoinha, Alcery Marques, esclarece que a área Taunay/Ypeg mede 33,9 mil metros quadrados. Segundo ele, não existe recurso de fazendeiros contra a decisão da Fundai.

Para o cacique Ramiro Luiz Mendes, da aldeia Ypeg, o que falta é boa vontade do MJ em julgar logo o processo. "Vamos dar duas semanas para o Ministério da Justiça agilizar esse processo e confirmar uma audiência conosco. Se isso não acontecer, iremos programar mais mobilizações".

Nos siga no Google Notícias