A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 25 de Setembro de 2018

17/06/2018 18:33

MPT lança regras para concurso que premia ações contra trabalho infantil

As inscrições para a etapa estadual podem ser feitas por alunos do ensino fundamental até 6 de setembro

Anahi Gurgel
Alunos durante aula em escola pública de Campo Grande. (Foto: Marcos Ermínio/Arquivo)Alunos durante aula em escola pública de Campo Grande. (Foto: Marcos Ermínio/Arquivo)

O regulamento para participação no Prêmio MPT na Escola 2018, etapa estadual, já foi divulgado pelo Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso do Sul. Voltado a alunos do ensino fundamental, o conurso reconhece as melhores produções literárias, artísticas e culturais envolvendo o tema "trabalho infantil".

O edital com as regras e informações sobre inscrição, seleção e avaliação dos trabalhos foi publicado na quinta-feira (15) no Diário Oficial do Estado.

As inscrições podem ser feitas até o dia 6 de setembro, restritas a alunos dos 4º e 5º anos do ensino fundamental. Cada escola poderá inscrever até seis trabalhos, sendo um por categoria.

Neste ano, os trabalhos devem destacando aspectos como causas, consequências, formas, cenários, políticas públicas, projetos e ações de prevenção e repressão ao trabalho infantil, assim como profissionalização do adolescente. 

As produções podem ser feita em desenho em papel cartolina, conto, poesia, curta-metragem, esquete teatral e música. Todas devem ter como parâmetros as legislações nacional e internacional que tratam desses assuntos, bem como Consolidação das Leis do Trabalho, ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), convenções da OIT (Organização Internacional do Trabalho) e da ONU (Organização das Nações Unidas).

Essa é uma fase classificatória para a etapa final que ocorrerá em Brasília, com sessão solene que definirá os vencedores nacionais e entrega de premiação em dinheiro.

No ano passado, Mato Grosso do Sul ganhou projeção na fase nacional, ocupando o 2º lugar nas categorias Esquete Teatral e Desenho, com os municípios de Corumbá e Caarapó, respectivamente.

Cada município recebeu R$ 10 mil. Na categoria Poesia, o 4º lugar ficou com Alcinópolis, que foi premiado com R$ 6 mil. Também foi destaque nas categorias Música e Curta-Metragem, com Ladário nas 7ª e 8ª colocações, e na categoria Conto, com Corumbá, no 8º lugar.

Serviço - Os trabalhos podem ser enviados para o e-mail mptnaescolams@gmail.com ou entregues na Procuradoria Regional do Trabalho da 24ª Região em Campo Grande.

O endereço é Rua Pimenta Bueno, nº 139, Bairro Amambai. Também podem ser levados até a sede da Procuradoria do Trabalho em Dourados, na Rua Ponta Porã, 2.045.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions