ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

MPT lança regras para concurso que premia ações contra trabalho infantil

As inscrições para a etapa estadual podem ser feitas por alunos do ensino fundamental até 6 de setembro

Anahi Gurgel | 17/06/2018 18:33
Alunos durante aula em escola pública de Campo Grande. (Foto: Marcos Ermínio/Arquivo)
Alunos durante aula em escola pública de Campo Grande. (Foto: Marcos Ermínio/Arquivo)

O regulamento para participação no Prêmio MPT na Escola 2018, etapa estadual, já foi divulgado pelo Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso do Sul. Voltado a alunos do ensino fundamental, o conurso reconhece as melhores produções literárias, artísticas e culturais envolvendo o tema "trabalho infantil".

O edital com as regras e informações sobre inscrição, seleção e avaliação dos trabalhos foi publicado na quinta-feira (15) no Diário Oficial do Estado.

As inscrições podem ser feitas até o dia 6 de setembro, restritas a alunos dos 4º e 5º anos do ensino fundamental. Cada escola poderá inscrever até seis trabalhos, sendo um por categoria.

Neste ano, os trabalhos devem destacando aspectos como causas, consequências, formas, cenários, políticas públicas, projetos e ações de prevenção e repressão ao trabalho infantil, assim como profissionalização do adolescente. 

As produções podem ser feita em desenho em papel cartolina, conto, poesia, curta-metragem, esquete teatral e música. Todas devem ter como parâmetros as legislações nacional e internacional que tratam desses assuntos, bem como Consolidação das Leis do Trabalho, ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), convenções da OIT (Organização Internacional do Trabalho) e da ONU (Organização das Nações Unidas).

Essa é uma fase classificatória para a etapa final que ocorrerá em Brasília, com sessão solene que definirá os vencedores nacionais e entrega de premiação em dinheiro.

No ano passado, Mato Grosso do Sul ganhou projeção na fase nacional, ocupando o 2º lugar nas categorias Esquete Teatral e Desenho, com os municípios de Corumbá e Caarapó, respectivamente.

Cada município recebeu R$ 10 mil. Na categoria Poesia, o 4º lugar ficou com Alcinópolis, que foi premiado com R$ 6 mil. Também foi destaque nas categorias Música e Curta-Metragem, com Ladário nas 7ª e 8ª colocações, e na categoria Conto, com Corumbá, no 8º lugar.

Serviço - Os trabalhos podem ser enviados para o e-mail mptnaescolams@gmail.com ou entregues na Procuradoria Regional do Trabalho da 24ª Região em Campo Grande.

O endereço é Rua Pimenta Bueno, nº 139, Bairro Amambai. Também podem ser levados até a sede da Procuradoria do Trabalho em Dourados, na Rua Ponta Porã, 2.045.

Nos siga no Google Notícias