A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

15/08/2011 11:38

MS aguarda chegada de vacinas contra a raiva para fazer campanha em outubro

Aline dos Santos

Na semana passada, um caso de raiva canina foi confirmado em Campo Grande

Segundo diretora, CCZ pediu 150 mil doses para vacinação em Campo Grande. (Foto: Simão Nogueira)Segundo diretora, CCZ pediu 150 mil doses para vacinação em Campo Grande. (Foto: Simão Nogueira)

Prevista inicialmente para setembro, a campanha de vacinação de cães e gatos deve ser realizada no mês de outubro em Mato Grosso do Sul. Na semana passada, um caso de raiva canina foi confirmado no Jardim Anache, em Campo Grande.

De acordo com a assessoria de imprensa do Ministério da Saúde, houve atraso no cronograma da etapa de vacinação. Em setembro do ano passado, a campanha foi suspensa após mortes de animais.

Com dificuldade para importar a nova vacina, o ministério definiu locais prioritários para realização da campanha, incluindo Mato Grosso do Sul e Estados das regiões Norte e Nordeste.

Conforme o Ministério da Saúde, já foram liberadas as doses para Maranhão e Ceará, que tiveram caso de raiva humana, e o próximo a ser atendido será Mato Grosso do Sul.

O caso de raiva canina em Campo Grande foi confirmado no dia 5. A SES (Secretaria Estadual de Saúde) repassou 300 doses para o município e, no último dia 11, mais mil doses foram repassadas à Capital pelo Ministério da Saúde.

Segundo a diretora do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), Júlia Maksoud, 500 animais foram imunizados até a sexta-feira. A vacinação emergencial é realizada somente no entorno do Jardim Anache, localizado na região Norte. Para atender toda a cidade, com a vacinação de casa em casa, foram solicitadas 150 mil doses.

A transmissão do vírus da raiva para os seres humanos ocorre por meio de contato com a saliva do animal. Comum na região de fronteira com a Bolívia, a raiva canina não era registrada há 23 anos em Campo Grande. A estimativa do Ministério da Saúde é que existam 613,9 mil cães e gatos no Estado.



Também gostaria de registrar aqui a eficácia dos trabalhos do CCZ em Campo Grande tanto no combate a dengue quanto no atendimentos aos nossos queridos animais de estimação! Parabéns prefeito Nelsinho Trad pela excelente escolha da diretora dra. Júlia Maksoud no CCZ! Obrigada por cuidar tão bem da população!
 
Maria de Souza em 16/08/2011 10:36:40
Aproveito a oportunidade, para agradecer a toda equipe do CCZ, principalmente a drª Júlia Maksoud pela administração. Já levei alguns gatos para castração e fui muito bem atendida e meus animais estão ótimos!! Foram castrados, vacinados e vermifugados.
Muito Obrigada.
 
Joanne Pereira em 16/08/2011 10:20:35
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions