ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

MS recebe visita de 40 produtores rurais da Suécia

Redação | 17/11/2010 07:19

Na tarde de ontem a Acrissul (Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul) recebeu 40 produtores rurais da Suécia, a maioria pecuaristas. A intenção dos suecos é conhecer as potencialidades agrícolas do Brasil, por isso, o grupo visita os estados do Paraná e Mato Grosso do Sul.

O encontro faz parte de um roteiro de uma semana e o estado foi escolhido principalmente pela forma extensiva e natural em que o gado é engordado.

A Suécia tem uma economia de mercado desenvolvida e amplamente baseada nos setores de serviços, indústria pesada e comércio internacional. A criação de gado é considerada altamente desenvolvida.

O presidente da associação, Francisco Maia destacou, em sua exposição, o fato de que a população mundial só cresce e com ela melhora a vida das pessoas e, consequentemente aumenta o consumo de alimentos. Ele ressaltou que até 2050 seremos 9 bilhões de pessoas e o desafio é ampliar a produção de alimentos em pelo 70% para atender essa demanda.

Maia também lembrou que a ocupação dos cerrados pelos sulistas tornou hoje o Mato Grosso do Sul e o Mato Grosso pólos importantes na produção e exportação de grãos do Brasil.

Os suecos visitaram o Pantanal sul-mato-grossense, a fim de ver de perto o ecossistema mais preservado do Planeta. Eles viram que lá, a ABPO (Associação Brasileira de Pecuária Orgânica) difunde e certifica a pecuária natural, do boi criado a pasto, naturalmente.

A proposta do encontro, além de estreitar a relação entre o Estado e a Suécia, é "criar vínculos que permitam a troca de experiência e o intercâmbio de soluções".

Para novembro está agendada uma visita de produtores canadenses à Acrissul.

Nos siga no Google Notícias