A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

06/01/2015 15:00

MS tem 16 empresas credenciadas para vistoria obrigatória; 8 na capital

Ricardo Campos Jr. e Aline dos Santos
Vistoria é obrigatória para renovar licenciamento de veículos com mais de 5 anos de fabricação. (Foto: Alcides Neto)Vistoria é obrigatória para renovar licenciamento de veículos com mais de 5 anos de fabricação. (Foto: Alcides Neto)
Procedimento demora 15 minutos, diz empresário (Foto: Alcides Neto)Procedimento demora 15 minutos, diz empresário (Foto: Alcides Neto)

Vistoria para renovação do licenciamento de veículos com mais de cinco anos de fabricação, que a partir desse ano tornou-se obrigatória, pode ser feita tanto na sede do Detran (Departamento Estadual de Trânsito) quanto em 16 empresas cadastradas pelo órgão no estado, oito delas ficam em Campo Grande. Os motoristas devem ficar atentos quanto aos valores. Na rede particular o serviço custa R$ 120, enquanto no departamento o valor é menor, R$ 103.

Tony Bitencourt é dono de uma das companhias autorizadas a fazer a verificação. Segundo ele são olhados exclusivamente itens de segurança, como bom funcionamento dos faróis, da parte elétrica, freios, estepes, extintores, macaco, entre outros.

O processo é rápido e demora em torno de 15 minutos, segundo o empresário. Na loja dele, não é preciso marcar com antecedência, valendo a ordem de chegada na definição da fila de clientes. A lista completa das unidades aptas a fazer a vistoria pode ser conferido no site do Detran.

Desde o dia 1º de janeiro, quando a nova norma começou a valer, 25 pessoas já procuraram o estabelecimento para adiantar o procedimento. “Eu acredito que comece a aumentar a partir de fevereiro”, calcula.

Gerente de supermercado não vai pagar vistoria este ano (Foto: Alcides Neto)Gerente de supermercado não vai pagar vistoria este ano (Foto: Alcides Neto)

Como funciona – O primeiro item que os motoristas devem ficar atentos é com relação ao ano de fabricação do veículo, segundo Toni, pois essa informação gera bastante confusão. Será preciso olhar o número ano/modelo que consta no documento, de forma que automóveis identificados como 2010/2011 devem ser levados à oficina.

O licenciamento é renovado sempre de acordo com o mês indicado pelo número final da placa. Identificação 3216, por exemplo, deverá ser feita em junho. A revisão obrigatória tem de ser executada em até 90 dias antes do vencimento da documentação.

Uma vez concluído o serviço, as informações são lançadas no sistema e serão puxadas pelo atendente no ato da renovação do licenciamento. Caso o veículo seja reprovado em algum item, o condutor terá o direito de providenciar o conserto e levar o automóvel na mesma unidade para uma nova análise.

Facilidade – A vistoria feita quando a pessoa compra um carro e vai transferi-lo para seu nome já vale para o licenciamento, conforme a portaria do Detran. É o caso do gerente de mercado Fábio Francisco Nogueira, 33 anos. “Economiza bem. Começa o ano já sobrando um dinheirinho, já que agora tem material escolar da minha filha, uniforme, matrícula, reajuste na conta de luz, IPTU, entre outras”, disse.

Para o auxiliar de despachante, que também comprou recentemente um automóvel novo, a notícia foi bem vinda, já que terá que gastar com a obrigatoriedade apenas no ano que vem. “Com certeza vai dar mais fôlego”, diz.

Veículos deverão passar por vistoria anual para liberação de licenciamento
O Detran (Departamento de Trânsito) expediu uma portaria, no Diário Oficial do Estado de hoje (30), uma portaria que prevê a vistoria anual de veícul...
Carro roubado no RJ é recuperado em estrada rumo ao Paraguai
Um automóvel recentemente roubado no Rio de Janeiro foi recuperado por policiais militares em uma estrada vicinal de Japorã –a 487 km de Campo Grande...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions