ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

MS tem três cidades em projeto piloto para implantação de termossolares

Zana Zaidan | 01/04/2014 15:04
Eletrosul investe em forma alternativa para a geração de energia elétrica (Foto: Divulgação)
Eletrosul investe em forma alternativa para a geração de energia elétrica (Foto: Divulgação)

Escolhidas entre apenas seis cidades brasileiras, Água Clara, Dourados e Anastácio abrigam um projeto piloto da Eletrosul para geração de energia elétrica através da luz solar. A partir de agora, os três municípios terão unidades de medição, chamadas estações solarimétricas, que calculam os níveis de radiação solar e seu potencial para produção de energia.

Por enquanto, a implantação de usinas termossolares no Brasil se restringe ao campo da pesquisa. As estações foram instaladas na Hidrelétrica São Domingos, em Água Clara, e nas subestações de Dourados e Anastácio. Nas seis unidades – incluídas duas no Rio Grande do Sul e uma em Rondônia - o investimento total foi de R$ 1,5 milhão.

A primeira etapa do projeto é de ajustes dos equipamentos e no sistema de coleta dos dados. A expectativa é que as informações que irão embasar os estudos de viabilidade técnica comecem a ser consolidadas ainda neste mês.

Funcionamento - Cada estação solarimétrica dispõe de equipamentos para medição da radiação (direta, total e difusa) e de outras variáveis que podem interferir na produtividade de uma usina fotovoltaica ou solar concentrada como, por exemplo, direção e intensidade dos ventos, temperatura ambiente, umidade relativa do ar, pressão atmosférica e intensidade de chuvas. Painéis fotovoltaicos ligados a um banco de baterias garantem a autonomia no suprimento de energia para o funcionamento dos equipamentos.

Os dados coletados nas estações solarimétricas são armazenados em um dispositivo eletrônico (datalogger) e transmitidos para a sede da Eletrosul, em Florianópolis (SC), onde técnicos e engenheiros, com ajuda de um software, farão o processamento e análise das informações.

Nos siga no Google Notícias