A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

01/04/2014 15:04

MS tem três cidades em projeto piloto para implantação de termossolares

Zana Zaidan
Eletrosul investe em forma alternativa para a geração de energia elétrica (Foto: Divulgação)Eletrosul investe em forma alternativa para a geração de energia elétrica (Foto: Divulgação)

Escolhidas entre apenas seis cidades brasileiras, Água Clara, Dourados e Anastácio abrigam um projeto piloto da Eletrosul para geração de energia elétrica através da luz solar. A partir de agora, os três municípios terão unidades de medição, chamadas estações solarimétricas, que calculam os níveis de radiação solar e seu potencial para produção de energia.

Por enquanto, a implantação de usinas termossolares no Brasil se restringe ao campo da pesquisa. As estações foram instaladas na Hidrelétrica São Domingos, em Água Clara, e nas subestações de Dourados e Anastácio. Nas seis unidades – incluídas duas no Rio Grande do Sul e uma em Rondônia - o investimento total foi de R$ 1,5 milhão.

A primeira etapa do projeto é de ajustes dos equipamentos e no sistema de coleta dos dados. A expectativa é que as informações que irão embasar os estudos de viabilidade técnica comecem a ser consolidadas ainda neste mês.

Funcionamento - Cada estação solarimétrica dispõe de equipamentos para medição da radiação (direta, total e difusa) e de outras variáveis que podem interferir na produtividade de uma usina fotovoltaica ou solar concentrada como, por exemplo, direção e intensidade dos ventos, temperatura ambiente, umidade relativa do ar, pressão atmosférica e intensidade de chuvas. Painéis fotovoltaicos ligados a um banco de baterias garantem a autonomia no suprimento de energia para o funcionamento dos equipamentos.

Os dados coletados nas estações solarimétricas são armazenados em um dispositivo eletrônico (datalogger) e transmitidos para a sede da Eletrosul, em Florianópolis (SC), onde técnicos e engenheiros, com ajuda de um software, farão o processamento e análise das informações.

 

STF tem maioria a favor de delação negociada pela Polícia Federal
O Supremo Tribunal Federal (STF) formou hoje (13) maioria para manter a autorização legal para que a Polícia Federal (PF) possa negociar delações pre...
UFGD oferece vagas em 36 cursos de graduação pelo Sisu
A UFGD (Universidade da Grande Dourados) está ofertando 944 vagas em 36 cursos de graduação para o Sisu (Sistema de Seleção Unificada). As inscrições...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions