ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

MS terá de quantificar pacientes que aguardam cirurgias eletivas pelo SUS

A medida do Ministério da Saúde quer integrar as informações de pacientes por todo o país para criação de fila única no SUS

Adriano Fernandes | 01/05/2017 21:27

O Ministério da Saúde quer criar uma fila única para cirurgias eletivas em todos os estados do país. Os gestores terão 40 dias, contados a partir da última quinta-feira (27), para integrar suas informações aos dos municípios e enviar ao Ministério da Saúde a quantidade de pacientes que aguardam pela realização dos procedimentos.

A resolução que trata do assunto foi aprovada no último dia (27) durante reunião da CIT (Comissão Intergestores Tripartite), em que gestores da União, dos estados e dos municípios proporam políticas de saúde do país.

Ficou decidido ainda que a próxima etapa para unificação da fila é condicionar o repasse do Teto MAC (Limite Financeiro da Média e Alta Complexidade) dos estados e municípios ao envio das informações sobre a demanda por cirurgia eletiva.

A intenção é que a medida dê mais transparência e agilidade ao atendimento dos pacientes, além disso, ao saber a demanda nacional, o governo federal poderá alocar os recursos de forma mais eficiente e equânime.

O Ministério da Saúde também está estimulando a adesão de municípios e estados ao SISREG (Sistema Nacional de Regulação), software disponibilizado às gestões locais e estaduais para regulação de procedimentos diversos, como exames, consultas e cirurgias eletivas.

Atualmente, 2.548 prefeituras e 14 gestões estaduais já utilizam o SISREG para gestão de sua demanda por cirurgias eletivas. A estimativa é de que haja um total de 800.559 cirurgias aguardando realização, sendo a maior demanda na especialidade de traumatologia e ortopedia (182.003), e também para as cirurgias gerais (161.219).

A unificação da fila para cirurgias eletivas é uma iniciativa do Ministério da Saúde em conjunto com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS).

Filas - Cirurgias eletivas são procedimentos realizados por meio de marcação, ou seja, sem caráter de urgência e emergência, para todas as especialidades. Em 2016, foram registradas 1.905.306 cirurgias eletivas com recursos da Média e Alta Complexidade do Ministério da Saúde.

Nos siga no Google Notícias