ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

MS terá representante em Fórum Social Mundial no Senegal

Redação | 28/10/2010 12:38

Uma professora de Ponta Porã está entre os cinco vencedores do Concurso Aprender e Ensinar Tecnologias Sociais, promovido pelo Banco do Brasil e Revista Fórum. Os selecionados ganharam uma viagem para participar do Fórum Social Mundial de 2011, que será realizado em Dacar, no Senegal.

Rosemeire da Silva, de Ponta Porã, foi selecionada com o projeto "Sistema agroflorestal no Assentamento Itamarati: um instrumento pedagógico para a a construção de conhecimentos em agroecologia".

A docente é a representante do Centro-Oeste no concurso. Mais de 3 mil projetos foram inscritos e a seleção dos vencedores levou em consideração o caráter de inovação dos projetos, clareza sobre o conceito de tecnologia social, a possibilidade de replicar a iniciativa e o envolvimento da comunidade no processo.

A tecnologia social pode ser entendida compreende produtos, técnicas ou metodologias que são aplicadas na comunidade, e que transformam a vida em sociedade.

O concurso Aprender e Ensinar Tecnologias Sociais teve início em 2008 e tem como público-alvo professores do ensino fundamental de escolas públicas de todo o Brasil. Do Nordeste, o vencedor foi José F. Siqueira, de Vera Cruz (RN), com o projeto "Conjunto de ações voltados ao reaproveitamento de resíduos da mandioca, evitando a degradação do meio ambiente e melhorando a segurança alimentar do local".

A representante da região Norte foi Cristina O. de Mello, de São Sebastião da Boa Vista (PA), com o tema "Falando Descubro, escrevendo existo - Registro de histórias orais que se tornam livros a serem distribuídos nas bibliotecas das escolas".

Marilúcia G. Ferreira da Silva, do Rio de Janeiro (RJ), venceu na região Sudeste, com o projeto "Banco Verde / Bazar Verde - meio ambiente, economia solidária e reciclagem". E do Sul, a professora Inês Lourenço Augusto, de Umuarama (PR), foi a selecionada com o tema "Projeto Árvores da Vida - a cada nascimento uma árvore é plantada".

Nos siga no Google Notícias