A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

28/10/2010 12:38

MS terá representante em Fórum Social Mundial no Senegal

Redação

Uma professora de Ponta Porã está entre os cinco vencedores do Concurso Aprender e Ensinar Tecnologias Sociais, promovido pelo Banco do Brasil e Revista Fórum. Os selecionados ganharam uma viagem para participar do Fórum Social Mundial de 2011, que será realizado em Dacar, no Senegal.

Rosemeire da Silva, de Ponta Porã, foi selecionada com o projeto "Sistema agroflorestal no Assentamento Itamarati: um instrumento pedagógico para a a construção de conhecimentos em agroecologia".

A docente é a representante do Centro-Oeste no concurso. Mais de 3 mil projetos foram inscritos e a seleção dos vencedores levou em consideração o caráter de inovação dos projetos, clareza sobre o conceito de tecnologia social, a possibilidade de replicar a iniciativa e o envolvimento da comunidade no processo.

A tecnologia social pode ser entendida compreende produtos, técnicas ou metodologias que são aplicadas na comunidade, e que transformam a vida em sociedade.

O concurso Aprender e Ensinar Tecnologias Sociais teve início em 2008 e tem como público-alvo professores do ensino fundamental de escolas públicas de todo o Brasil. Do Nordeste, o vencedor foi José F. Siqueira, de Vera Cruz (RN), com o projeto "Conjunto de ações voltados ao reaproveitamento de resíduos da mandioca, evitando a degradação do meio ambiente e melhorando a segurança alimentar do local".

A representante da região Norte foi Cristina O. de Mello, de São Sebastião da Boa Vista (PA), com o tema "Falando Descubro, escrevendo existo - Registro de histórias orais que se tornam livros a serem distribuídos nas bibliotecas das escolas".

Marilúcia G. Ferreira da Silva, do Rio de Janeiro (RJ), venceu na região Sudeste, com o projeto "Banco Verde / Bazar Verde - meio ambiente, economia solidária e reciclagem". E do Sul, a professora Inês Lourenço Augusto, de Umuarama (PR), foi a selecionada com o tema "Projeto Árvores da Vida - a cada nascimento uma árvore é plantada".

Mega-Sena acumula e prêmio no sábado pode chegar a R$ 39 milhões
A Mega-Sena mais uma vez ficou sem vencer na noite desta quarta-feira (13) e, assim, acumulou. O prêmio pode subir para R$ 39 milhões no sorteio do p...
Chuva intensa de meteoros terá pico na madrugada de quinta-feira
A chuva de meteoros Geminídeos – uma das mais intensas e brilhantes do ano – vai ocorrer durante a noite de hoje (13) e a madrugada de amanhã (14) e ...
STF tem maioria a favor de delação negociada pela Polícia Federal
O Supremo Tribunal Federal (STF) formou hoje (13) maioria para manter a autorização legal para que a Polícia Federal (PF) possa negociar delações pre...
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions