ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 28º

Cidades

Mudança exige que Fundação fiscalize órgãos que atendam diretamente o turista

Luciana Brazil | 18/03/2013 10:46

Com o decreto que adequa e ajusta o Estatuto da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur), publicado hoje no Diário Oficial do Estado, a Fundtur passa a ter como competência a fiscalização de órgãos que atendam ao turista no Estado, como hotéis, transportadoras, guias de turismo e agências organizadoras. De acordo com a diretora-presidente da Fundtur, Nilde Brun, anteriormente a instituição tinha apenas a função de orientação junto aos órgãos.

“Isso dá um novo gás à fundação. Passamos a ter um papel importante no resultado final, que é o turista”.
Fica previsto no Estatuto que a Fundtur deverá “registrar, fiscalizar, mediante convênio com o Ministério do Turismo, as empresas dedicadas à exploração do turismo, nos limites da competência estabelecida por lei ou por delegação”.

Segundo Nilde, a Prodetur (Programa de Desenvolvimento do Turismo) exigiu que o Estatuto fosse reestruturado. “As exigências mudam, o mercado também muda e o turismo mudou muito. Isso é um grande avanço”.

O governador André Pucinelli (PMDB), conforme Brun, tem mostrado que o turismo no Estado é um pilar de desenvolvimento econômico “no governo dele”. “Com o Aquário (do Pantanal), com a questão dos voos e aeroporto, o governador dá a demonstração de que o turismo é muito importante no governo dele”.

Ainda segundo o Estatuto, segundo o decreto, a Fundação deve “realizar estudos, pesquisas e projetos relacionados com o turismo, bem como elaborar roteiros e calendários a serem incluídos no Plano Estadual de Turismo”.

Nos siga no Google Notícias