A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

25/10/2013 20:18

Na véspera ou no dia, não pensar no Enem ajuda no desempenho da prova

Mariana Lopes
(Foto: João Garrigó)(Foto: João Garrigó)

Chegou o grande dia! Esteja preparado ou não, agora não é mais hora de tentar correr atrás do prejuízo ou ficar preocupado com o resultado do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

O que vale é esvaziar a mente de preocupações que não contribuem com a prova e se concentrar em apenas responder as questões. Por mais que seja difícil se manter alheio à tensão e à pressão que assombra todo candidato, algumas dicas podem ajudar a manter a calma, sem perder o foco.

Para a véspera, e isso vale até para colocar em prática hoje para a prova de amanhã, o ideal é ir atrás de uma atividade relaxante. “É bom assistir um filme, ficar com pessoa que goste, o lazer é justamente para dispersar o pensamento”, orienta o psicólogo Pablo Ferelli.

Segundo ele, quanto mais o candidato pensar na prova, mais cansado ele estará na hora de resolver as questões. “A pessoas se desgasta antes do tempo, isso prejudica, o ideal é pensar em coisas que não estejam nem relacionadas ao Enem”, explica Pablo.

No dia, o psicólogo orienta que o candidato faça uma alimentação leve, evitando massas ou gorduras. Uma boa noite de sono também ajuda para manter a mente tranquila, e consequentemente reflete no desempenho.

A prova - O ideal é chegar ao local da prova com pelo menos uma hora de antecedência. Em Mato Grosso do Sul, nos dois dias os portões das escolas e universidades abrem às 11h e fecham pontualmente às 12h, horário que inicia o exame.

Para não haver confusão, é importante lembrar que o horário divulgado no site oficial do Enem e do Inep é o de Brasília, que é uma hora adiantada em relação aos relógios de MS, por causa do fuso horário.

Depois de cumprir o protocolo antes da prova, no qual o candidato apresenta um documento de identificação original com foto ao fiscal, que fica na porta da sua respectiva sala, é hora de se concentrar e aguardar as questões.

No sábado (26), as provas são de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias, sendo que cada uma é composta por 45 questões.

O primeiro dia tem duração de 4h30 e, de acordo com o Inep, a média de tempo para responder cada pergunta é de 2,5 minutos. Por isso, a concentração, aliada à mente tranquila, acaba somando pontos no desempenho do candidato.

O domingo (27), segundo dia de prova, é mais longo, com 5h30 para os estudantes resolverem as questões e escrever a redação. E é considerado também o mais tenso, por causa da dissertação.

As provas do domingo são de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, e Matemática e suas Tecnologias, cada uma também contendo com 45 questões.

Com processos diferentes, maioria das universidades de MS aceita Enem
Praticamente todas as universidades de Campo Grande aderiram ao Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e aceitam a pontuação da prova para o ingresso ...
Com atletas inscritos no Enem, FFMS altera horário de Guaicurus e Costa Rica
Em razão de vários jogadores do Guaicurus estarem inscritos no Enem, a FFMS (Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul) alterou o horário da partida...
No dia da prova, 31 gestantes podem dar a luz durante Enem em MS
Depois do caso da gestante teve o bebê dentro do banheiro de uma escola, durante a realização da prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), no a...


é isso ai mesmo nada de ficar com a cabeça cheia hoje mesmo que não tenha como evitar aquele friozinho na barriga dos estudantes . más como vimos na reportagem ficar de estressado ,agora no momento em que já esta perto de ser executada a prova o mais importante é estar calmo , e sempre saber qual a sua sala o que pode usar o que não pode tudo isso para não atrapalhar na hora do exame. e é sempre bom manter a calma .
 
joão lucas frança Fernandes de arruda em 26/10/2013 07:06:46
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions