A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

25/10/2013 08:56

Com 2,5 min para fazer cada questão, segredo é estar tranquilo no Enem

Mariana Lopes
Alunos fizeram Enem no ano passado e garantem que estar com a mente tranquila ajuda a resolver melhor as questões (Foto: João Garrigó)Alunos fizeram Enem no ano passado e garantem que estar com a mente tranquila ajuda a resolver melhor as questões (Foto: João Garrigó)

A constatação é unanime entre os professores: a prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) até que é fácil, o problema está no tempo para resolver as questões, que é curto. Em média, os candidatos têm 2,5 minutos para responder cada pergunta. A estratégia, então, é manter a tranquilidade e não "enrolar".

"O grande inimigo dos alunos no Enem é o tempo, então não tem como ficar preso a uma questão por cinco minutos", pontua o professor de gepgrafia Alysson Cintra. Ele foi um dos 15 professores que, às vésperas das provas, participou do "aulão" realizado para os alunos de 2º, 3º e cursinho do colégio Dom Bosco, em Campo Grande.

O que geralmente mais apavora a maioria dos candidatos é a redação. O mistério e as especulações em torno do tema proposto na prova deixa muito aluno sem dormir. "É fato, sempre contempla questões sociais e ambientais", afirma o professor Alysson, sem titubear. Por isso, é importante estar atento aos acontecimentos que geralmente são noticiados na imprensa.

Contudo, o professor avalia que o nível de dificuldade das questões do Enem não é alto. "São perguntas de interpretação, por isso precisa que o estudante esteja concentrado", opina.

Mas a concentração preciso de um aliado. A mente tranquila faz muita diferença na hora do "vamos ver". "O ideal é ir dormir cedo, para ter um sono proveitoso, acordar com tempo suficiente para se arrumar, comer e ir para o local da prova, sem precisar fazer tudo correndo", orienta o professor de matemática Fernando Padoin.

Vale ressaltar que em Campo Grande, assim como em todos os municípios de Mato Grosso do Sul, a prova do Enem começa ao meio-dia, já que o fuso horário do Estado é uma hora atrasada em relação à Brasília. Os portões dos locais de prova fecham pontualmente no horário marcado.

Outra dica importante que o professor Fernando Pandoin dá é de ir pelo menos um dia antes até o colégio onde o candidato fará a prova, de preferência com o mesmo meio de condução que for utilizar nos dias do Enem. "Assim não corre o risco de ficar perdido no dia e também de se surpreender com alguma coisa", alerta.

Além dos documentos pessoais e da caneta, o professor indica que o candidato leva bastante água e economize no chocolate. "Com o calor que faz aqui, se a pessoa come muito doce corre até o risco de ter uma queda de pressão, então é melhor se preocupar em se hidratar", recomenda Fernando.

Alunos - Aos 17 anos, a estudante do 3º ano Gabriela Cavasso faz o Enem pela segunda vez. No ano passado, ela decidiu fazer a prova como teste e garante que valeu a pena. A dica que ela dá é de "uma boa noite de sono e concentração". E no lugar do chocolate, a garota vai levar energético. "Para dar mais ânimo", confessa Gabriela.

Sobre o tempo para resolver as questões, ela é bem prática. "As que eu sabia, respondia, quando não sabia, pulava, ia para a próxima, não há porque enrolar", justifica a estudante.

Quem também já passou pela prova do Enem foi o aluno Fabrício Anache, 17 anos, também do 3º ano. Para ele, a experiência anterior valeu para deixá-lo mais seguro para este ano, que é de fato o momento decisivo. "Na outra vez eu deixei a redação por último e vi que não foi bom, agora vou fazê-la primeiro", conta.

Fabrício ainda garante que a tranquilidade nos dois dias de exame refletiu bastante no desempenho dele para resolver as perguntas. "E é assim que eu estou e quero ir no dia da prova", afirma.

Mente tranquila é a recomendação, mas o professor Fernando Pandoin também alerta: "Tem que estar relaxado, mas sem perder o foco".

Enem: o impacto sobre a escola
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tornou-se, nos últimos anos, um dos grandes protagonistas da educação brasileira. Para quem vê graves problem...
Com processos diferentes, maioria das universidades de MS aceita Enem
Praticamente todas as universidades de Campo Grande aderiram ao Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e aceitam a pontuação da prova para o ingresso ...
No dia da prova, 31 gestantes podem dar a luz durante Enem em MS
Depois do caso da gestante teve o bebê dentro do banheiro de uma escola, durante a realização da prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), no a...
Candidatos do Enem devem ficar atentos ao horário de verão
Com o início do horário de verão, no último fim de semana, quem vai fazer a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deve ter atenção redobrada...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions