ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Cidades

Novo sistema vai facilitar a descoberta de furto de energia elétrica

Viviane Oliveira | 21/05/2012 18:25
Peritos durante operação no dia 2 de março em Campo Grande. (Foto: arquivo / Marlon Ganassin)
Peritos durante operação no dia 2 de março em Campo Grande. (Foto: arquivo / Marlon Ganassin)

Um novo sistema, implantado nas subestações da Enersul, permite medir a quantidade de energia distribuída para uma determinada região e comparar o volume registrado nos medidores em relação ao que foi disponibilizado para aqueles clientes.

Este sistema detecta diferenças entre o abastecido e o faturado. O programa está sendo instalado para orientar e agilizar o trabalho das equipes de fiscalização de maneira a ter maior assertividade na hora de identificar os desvios de energia elétrica.

O novo sistema de checagem à distância está implantado em 100% dos 73 municípios que compõem a área de concessão da Enersul. De janeiro até abril deste ano foram constatadas 11.249 irregularidades em instalações elétricas que abastecem desde moradias a grandes empresas.

Recentemente, a “Operação Curto-Circuito”, desenvolvida na Capital, resultou na prisão de 33 pessoas, incluindo tanto quem vendia o serviço de adulteração, assim como quem contratou para pagar menos pela quantidade consumida.

No interior, os números apontaram também a eficácia dessa operação. Em Bonito, foram 46 autuações que revelaram a existência de fraude em pousadas e hotéis, restaurante, postos de combustíveis e até no prédio de uma agência bancária.

Nesta semana, operação deflagrada em Nova Andradina, demonstrou que dos 30 primeiros estabelecimentos vistoriados, 26 estavam irregulares. O prejuízo anual com o furto de energia em Nova Andradina chega a R$ 12 milhões.

Fraude de energia elétrica pode causar acidentes por choque elétrico e risco de incêndio nas instalações. Quem quiser denunciar qualquer tipo de irregularidade pode ligar no 0800 722 7272 da Enersul.

Nos siga no Google Notícias