ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

OAB diz que escutas em presídio são para "bisbilhotar"

Redação | 30/06/2010 14:50

A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) nacional avalia que as escutas nos presídios federais são para bisbilhotar. "Não podemos tolerar uma situação em que o advogado articula a defesa do seu cliente", disse o presidente nacional, Ophir Cavalcante, em reunião hoje com o presidente da seccional de Mato Grosso do Sul, Leonardo Duarte.

A entidade que representa os advogados vai protocolar reclamação disciplinar no CNJ (Conselho Nacional de Justiça) contra o juiz federal Odilon de Oliveira, que autorizou as escutas e gravações de conversas entre detentos e advogados.

A solicitação da OAB se estende para que os equipamentos que gravam áudio e vídeo instalados nos parlatórios, salas destinadas à conversa reservada entre advogados e clientes em presídios.

"Esta situação configura um abuso de autoridade e um grave desrespeito à dignidade do ser humano", disse Ophir. "Há limites para apurar um crime, e a decisão desse juiz fere princípios da profissão do advogado", complementa o presidente nacional.

Na avaliação de Leonardo Duarte, o Estado tem agido de forma invasiva e onipresente. "Se o cidadão comum não puder contar com o sigilo das informações que passa a seu advogado, certamente não poderá contar com sigilo algum".

A OAB/MS já solicitou ao juiz corregedor do presídio federal, Dalton Kita, a retirada imediata dos equipamentos dos parlatórios. Segundo Leonardo, há provas concretas de que o juiz Odilon autorizou escutas no presídio federal de Catanduvas, no Paraná, sem que houvesse necessidade para um caso específico.

Em entrevista ao Campo Grande News na semana passada, Odilon apoiou-se em decisão internacional para determinar o uso de escutas. A autorização das escutas se deu para monitoramento dos presos Giuseppe Ammirabile e Salvatore Borelli, detidos no presídio federal de Campo Grande, acusados de participar de uma rede de tráfico internacional de mulheres.

A instalação dos equipamentos para gravação foi feita após pedido de Odilon ao Ministério Público da Itália.

Nos siga no Google Notícias