ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

OAB vê indícios de arbitrariedade em treinamento de agentes na Máxima

Relatório apresentado nesta sexta-feira foi encaminhado ao Ministério Público

Michel Faustino | 20/05/2016 16:53
O presidente da CDH, Chistopher Scapinelli, (esquerda), apresentou o relatório ao Conselho Seccional da OAB-MS. (Foto: Divulgação)
O presidente da CDH, Chistopher Scapinelli, (esquerda), apresentou o relatório ao Conselho Seccional da OAB-MS. (Foto: Divulgação)

Relatório com base em vistorias feitas pela CDH (Comissão de Direitos Humanos) da OAB-MS (Ordem dos Advogados do Brasil) apontou indícios de arbitrariedade por parte dos agentes penitenciários durante treinamento feito no dia 13 de abril no Presídio de Segurança Máxima, em Campo Grande. A ação resultou na apreensão de celulares, armas e detentos lesionados.

O documento, que contém informações sobre as supostas agressões e práticas de tortura nos internos do presídio, foi apresentado na manhã desta sexta-feira (20) ao Conselho Seccional da OAB-MS pelo presidente da CDH, Chistopher Scapinelli.

O relatório é resultado de inspeções feitas in loco pela comissão que identificou alterações de rotinas e supressão de direitos dos internos no Presídio de Segurança Máxima.

Conforme Chistopher, alguns detentos apresentaram sinais de ferimentos e outros descreveram ações de represália.

“Nós constatamos atitudes que caracterizaram tortura e abuso de poder dos agentes penitenciários, por meio de denúncias e dos depoimentos dos internos. Repassamos para o MPE, o entendimento sobre o que apuramos nas visitas ao local”, disse o presidente da CDH.

Scapinelli explica que o diálogo estabelecido pela comissão com o Ministério Público Estadual, Agepen, Conselho Penitenciário e o Sindicato dos Servidores da Administração Penitenciária de MS, foi fundamental para a normalização do sistema prisional do estado.

“O papel da OAB foi relevante porque nessa intermediação de interesses conseguimos dirimir todos os problemas. Tivemos muito sucesso na nossa missão, a partir do encerramento da greve, da regularização dos atendimentos dos internos, das visitas e rotinas que foram mantidas", finalizou. Segundo Christopher, o Ministério Público garantiu, ainda, que nas próximas ações de pente-fino a CDH será avisada com antecedência.

O relatório apresentado nesta sexta-feira foi encaminhado a 50ª Promotoria de Justiça de Campo Grande do MPE (Ministério Público Estadual) e deve servir de base para instauração de procedimento preparatório para investigar às denúncias feitas pelos internos.

Nos siga no Google Notícias