ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Onda Verde será implantada em 90 cruzamentos em abril

Redação | 24/02/2009 08:30

O prefeito de Campo Grande, Nelsinho Trad (PMDB), já aprovou o estudo que prevê a implantação do sistema de onda verde para 90 cruzamentos da área central da cidade.

A licitação para a compra de equipamentos já foi aberta e a estimativa do diretor da Agetran (Agência Municipal de Trânsito), Rudel Trindade Júnior, é que a partir de abril os mecanismos comecem a ser instalados.

De acordo com Trindade Júnior, o processo licitatório é a fase mais criteriosa para a implantação do sistema. Ele acredita que até 10 de abril esta etapa tenha sido concluída.

Passado o trâmite, ele espera que sejam necessários , no máximo, mais 30 dias para equipar os 90 cruzamentos com o sistema de onda verde. Os pontos que receberão equipamentos foram escolhidos após estudo feito pela Agetran.

Cruzamentos da Avenida Afonso Pena, da Rua Calógeras até a Rua 13 de Junho, deverão ser privilegiados, assim como os da Avenida Mato Grosso, desde a Calógeras à Afonso Pena.

O diretor destaca que a implantação do sistema está entre prioridades deste primeiro momento de gestão e deve ser concluído ainda este semestre.

A sincronização dos semáforos faz parte de um projeto que tem como objetivo eliminar congestionamentos na cidade. Neste caso, um ponto exige grande atenção da Agetran: Avenida Via Parque, na altura da Avenida Mato Grosso, que atualmente conta apenas com rotatória e nos horas de pico fica com congestionamento.

Até a possibilidade de construção de um viaduto no local é cogitada, mas a longo prazo. Outro ponto de preocupação é a Avenida Afonso Pena em frente ao Shopping Campo Grande.

Outra questão que requer atenção do diretor é a criação do corredor destinado exclusivamente ao tráfego de ônibus. O projeto está fase de análise da Agetran e deverá ser apresentado ao prefeito ainda no primeiro semestre do ano.

Mortes - Já em relação à redução de acidentes, o diretor revela que já começou a adotar medidas em relação às Avenidas Mascarenhas de Moraes e Euler de Azevedo. No caso da Mascarenhas de Moraes, por exemplo, uma lombada eletrônica será colocada como uma forma de obrigar os motoristas a diminuir a velocidade.

O equipamento será retirado da Avenida Ricardo Brandão, em frente à Uniderp, e remanejado para a Mascarenhas de Moraes.

Nos siga no Google Notícias